REUNIÃO

FMS e Ministério da Saúde debatem sobre acidente de trânsito em Teresina

A responsabilidade pelo trânsito mais seguro não é só do poder público

FMS e Ministério da Saúde debatem sobre acidente de trânsito em Teresina

Somente no ano de 2018, 148 pessoas morreram em decorrência de acidente de trânsito em Teresina e 2.503 tiveram ferimentos graves. Os dados foram extraídos do relatório do Projeto Vida no Trânsito (PVT) e discutidos hoje (08) em reunião envolvendo representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da STRANS e do Ministério da Saúde.

Segundo o presidente da FMS, Charles Silveira, os impactos dos acidentes de trânsito nos serviços de saúde de Teresina são altos. Ele defende que é preciso uma ação integrada, envolvendo cidadão, iniciativa privada, poder público e escolas para reverter essa situação. “Iremos unir forças para reduzir os acidentes de trânsito na capital e proteger vidas”.

“Todo trimestre, o PVT faz relatório extenso com a radiografia dos acidentes ocorridos em Teresina, utilizando informações do BPRE, HUT, SAMU, PRF e CIPTRAN. Percebemos que o SAMU precisa aperfeiçoar o seu banco de dados e é isso que iremos fazer. Assim, será possível fornecer essas informações com mais agilidade e, então, subsidiar ações de prevenção e intervenção nessa área”, finaliza o presidente da FMS.

De acordo com Sheyla Marina, membro da área técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, a reunião foi produtiva para destacar a importância de medidas de enfrentamento à violência no trânsito. “A responsabilidade pelo trânsito mais seguro não é só do poder público, a sociedade tem que se envolver e adotar medidas protetivas que irão salvar vidas”.

“No relatório do PVT, percebemos que houve crescimento de óbitos envolvendo pedestres da terceira idade. Outro ponto que merece destaque são os acidentes envolvendo motociclistas, que geralmente são pessoas jovens, em idade produtiva, que poderiam estar trabalhando ou construindo famílias. É preciso intervenção e colaboração de todos para mudar essa realidade”, finaliza Elaine Monteiro, chefe do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes da FMS.

Como evitar acidentes de trânsito:

1.Respeitar as leis de trânsito;

2.Utilizar equipamentos de proteção individual (cinto de segurança e capacete);

3.Atravessar na faixa de pedestre;

4.Respeitar o limite de velocidade da via;

5.Não dirigir alcoolizado;

6.Não usar o celular ao volante.

reunião trânsito Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2772/fms-e-ministerio-da-saude-debatem-sobre-acidente-de-transito-em-teresina