AMAMENTAÇÃO

Aleitamento materno é foco de consultórios nas maternidades municipais

Aleitamento materno é foco de consultórios nas maternidades municipais

Está acontecendo em Teresina a Semana Municipal de Amamentação, com eventos nas maternidades municipais sobre a importância do leite materno, que deve ser o único alimento de bebês até os seis meses. Em Teresina, a amamentação e nutrição nos primeiros anos de vida são acompanhadas pelos consultórios de aleitamento materno, presentes nas maternidades do município.

A função do consultório de aleitamento materno é dar todo o apoio necessário para assegurar uma amamentação e introdução alimentar de forma saudável. Logo após o parto, a mãe recebe o acompanhamento dos profissionais de nutrição, que ensinam a melhor posição para colocar o bebê no peito, como deve ser a pega da mama e tiram as dúvidas que possam aparecer. Quando recebe alta, ela sai da maternidade com o encaminhamento para que volte entre o sexto e décimo dia, e iniciar seu acompanhamento que acontece mensalmente até o sexto mês de vida.

Na consulta, a mãe é avaliada e deixada à vontade para expor todas as suas apreensões, dúvidas e dificuldades. Além disso, o bebê é avaliado para verificar se cresceu e ganhou peso conforme o esperado para sua idade. “O suporte é muito importante neste período, por isso devemos mostrar para ela que estamos à disposição para ajudar nas dificuldades que se apresentarem durante esse processo, que ela volte para ter ajuda”, comenta Ruth Pádua, nutricionista da Maternidade do Buenos Aires.

Ela explica que o leite materno deve ser o alimento exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, e dispensa até mesmo a ingestão de água. “O aleitamento deve ser em livre demanda, na hora que o bebê quiser. Porque o bebê pode até ter mamado uma hora atrás e estar de barriga cheia, mas ele pode estar com sede, e ele mama um pouquinho e recebe a água para se hidratar”, justifica Ruth Pádua.

Após os seis meses, o foco das consultas passa a ser a introdução de outros alimentos para complementar o leite materno, que embora completo já não supre totalmente as necessidades da criança. “Nesta idade, é necessário complementar com papas, a de frutas e a salgada, e aí a cada período, a cada idade a gente vai modificando a consistência, a qualidade e a quantidade”, diz Ruth Pádua.

O aleitamento materno deve seguir intercalado com outros alimentos até os dois anos de idade; durante todo este período, a mãe receberá orientações. Karina Carvalho conta que sua filha Heloíse parou espontaneamente de mamar aos sete meses. “Eu fiquei preocupada porque enquanto esteve mamando do peito ela não pegou nem uma gripe, mas todos os meses venho para a consulta de amamentação e agora estou aprendendo sobre o que dar para fazer a introdução alimentar dela”, diz.

A nutricionista frisa importância do acompanhamento adequado nesta primeira etapa da vida. “É uma fase determinante para o futuro da criança. Se ela tem esses dois anos muito bem cuidados, a base de saúde é diferente de uma criança que não mamou e esteve sujeita a doenças com menos de dois anos”, diz.

Doação

Durante as consultas no consultório de aleitamento materno, as mães com excesso de leite são convidadas a realizar a doação. Três das quatro maternidades do município contam com postos de coleta de leite. Para doar, a mãe deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. Elas recebem um kit com gorro, luvas, gaze e frasco etiquetado para conservar o leite, que será recolhido regularmente em casa por um motoboy.

O leite recolhido é encaminhado para a maternidade Evangelina Rosa, onde ele é pasteurizado – processo em que o leite é submetido a uma temperatura de 62,5 graus por 30 minutos, para que se eliminem os micróbios não desejados. Depois são feitos testes e controle de qualidade. Uma vez estando apto para consumo, o leite é congelado para ser distribuído para os bebês que necessitam de leite, com prioridade aos prematuros (bebês abaixo de 2500g independente da idade gestacional). O leite pasteurizado congelado tem validade de até seis meses.

Semana de Amamentação

A Semana de Amamentação segue com eventos durante todo o mês de agosto. Na Maternidade do Satélite, acontece até amanhã (08) uma exposição de vídeos na sala de espera do ambulatório da maternidade. No próximo dia 13, às 8h30 da manhã, acontece uma roda de conversa com o tema “Apoio familiar para o sucesso do Aleitamento Materno”, tendo como público alvo as pacientes do consultório de aleitamento materno. Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, às 10h, haverá outra roda de conversa, com o tema “Atendimento Humanizado para a promoção do Aleitamento Materno”, voltada para funcionários da maternidade. Por fim, no dia 29 de agosto, ás 8h30, será realizada a palestra intitulada “Aleitamento Materno: mitos, crendices e verdades”, para as pacientes do ambulatório da maternidade.

Já a Maternidade Wall Ferraz promove no dia 30 de agosto um curso para gestantes e acompanhantes. Serão abordados temas como parto, participação do pai, aleitamento materno, aspectos psicológicos da gestação, parto e nascimento e os direitos da gestante e Lei do Acompanhante  de acordo com a Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005.

fms maternidades amamentação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2769/aleitamento-materno-e-foco-de-consultorios-nas-maternidades-municipais