ATENÇÃO BÁSICA

FMS cria projeto para promover humanização do atendimento nas Unidades de Saúde

O projeto pretende facilitar o acesso aos serviços e aumentar a satisfação dos usuários

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) criou agora o projeto Acolher: Conte Comigo, que pretende facilitar o acesso aos serviços e aumentar a satisfação dos usuários, por meio da humanização do atendimento em saúde. A previsão é de que, na próxima semana, seja lançado o edital para seleção de estudantes de ensino superior que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Teresina.

“Os estudantes serão capacitados pela Fundação de Saúde para atuar nesses estabelecimentos, tirando dúvidas em geral dos usuários, compreendendo as suas demandas e prestando informações relevantes sobre saúde, seguindo princípios de humanização do SUS. Com isso, estarão aptos a aumentar a qualidade da atenção em UBS e UPAS”, explica o presidente da FMS, Charles Silveira.

Entre os requisitos de participação no projeto, está o de que os estudantes selecionados deverão estar regulamente matriculados do 4º ao 7º período dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social das Instituições de Ensino Superior conveniadas com a FMS. “Antes e após a execução do projeto, haverá processo avaliativo para verificar os impactos das atividades, se estão surtindo efeito perante a sociedade”, afirma o presidente.

Conheça o funcionamento das UBS e UPAS

Nas Unidades Básicas de Saúde, o usuário pode receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. Entre os serviços oferecidos ali, destacam-se consultas médica e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, ainda, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas.

Já as UPAS funcionam como elo entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Hospitais e atendem casos de urgência em qualquer dia e hora. O atendimento ali não é por ordem de chegada, mas por classificação de risco. O usuário permanece nestes locais por 24 horas: pode ser atendido e ter alta ou, se necessitar de internação, é transferido para outros estabelecimentos de saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2755/fms-cria-projeto-para-promover-humanizacao-do-atendimento-nas-unidades-de-saude