HUT já realizou mais de 64 mil exames de imagem no primeiro semestre de 2019

HUT já realizou mais de 64 mil exames de imagem no primeiro semestre de 2019

O Setor de Imagens e Gráficos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde, realizou este ano, de janeiro a junho, 64.581 exames de imagens. Se comparado com o mesmo período do ano passado esse número representa um aumento de 18%. Dentre os tipos de exames de imagens realizados pelo HUT temos o raio-x com 35.625 solicitações, as tomografias com 20.884, as ultrassonografias com 6.524 e as anatomias patológicas com 1.548.

Segundo a diretora geral do HUT, Dra. Clara Leal, o exame de raio-x é o mais solicitado por conta do perfil de atendimento do Hospital. “Atendemos uma grande quantidade de pacientes politraumatizados. Esse tipo de atendimento requer uma avaliação e um acompanhamento multiprofissional, principalmente, nas áreas de ortopedia, neurologia, bucomaxilo e cirurgia geral. Por conta de todo esse suporte somos referência para atendimento de urgência e emergência para o trauma para todo o Norte e Nordeste do Brasil”, explicou a diretora.

O HUT continua sendo o único Hospital da rede de saúde pública do estado do Piauí que disponibiliza para a população dois tomógrafos com imagens em 3D e uma bomba injetora: o multíslice Brilliance Philips de 16 canais e o MX 6000. Essa tecnologia proporciona um diagnóstico rápido e preciso em casos, por exemplo, de aneurisma cerebral, que necessita de um exame chamado  Angiotomografia.

De acordo com o Dr. Raphael Martins, médico radiologista e gerente do setor de Imagens e Gráficos do HUT, a angiotomografia é um exame importante para agilizar diagnósticos. “Esse exame permite a perfeita visualização das veias e artérias, bem como do fluxo sanguíneo cerebral ou de órgãos e sistemas do corpo. Isso só possível com a utilização de tomógrafos de alta resolução com imagens em 3D e o uso de bomba injetora. Essa bomba injeta o contraste no paciente de forma automática, no tempo e na quantidade correta”, destacou Dr. Raphael.

O Hospital realiza também os seguintes exames: ecodoppler, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, eletrocardiograma e 54 tipos de exames laboratoriais que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.

Por mês, o HUT realiza mais de quatro mil atendimentos e mais de mil cirurgias. Os acidentes com motocicletas continuam como primeiro motivo de entrada no Hospital representando em torno de 17% do total de atendimentos, seguido por mal súbito (15%) e corpo estranho no olho (8,6%).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2743/hut-ja-realizou-mais-de-64-mil-exames-de-imagem-no-primeiro-semestre-de-2019