ENTREGA

FMS irá entregar seis ambulâncias para o SAMU e Central de Transferência

FMS irá entregar seis ambulâncias para o SAMU e Central de Transferência

Nesta quinta-feira (25), às 8:30h, no pátio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o prefeito Firmino Filho e o presidente da FMS, Charles Silveira, irão realizar a entrega simbólica de seis novas ambulâncias. Destas, três serão incorporadas à Central de Transporte de Teresina e três ambulâncias substituirão as atuais em uso no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O objetivo é prestar uma assistência mais ágil e de melhor qualidade e à população.

As 6 ambulâncias custaram aos cofres públicos 737 mil e 853 reais, sendo que 5 foram adquiridas com recursos próprios da FMS. “A aquisição das novas ambulâncias é um passo importante na saúde de Teresina. Os veículos trarão mais rapidez e comodidade em casos de urgência e de transferências de pacientes internados. As ambulâncias do setor de transporte, por exemplo, irão garantir maior qualidade às transferências e pontualidade na realização dos exames, que é nosso objetivo”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

O SAMU conta com 11 ambulâncias, para atender casos de urgência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica. Destas, três serão substituídas por novas e isso possibilitará que o Serviço passe a contar com reserva técnica. “Esses veículos circulam muito na cidade e então precisam ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva nas oficinas. Agora, teremos reserva técnica para acionar nesses casos específicos. Isso irá qualificar o nosso atendimento prestado em caso de urgências” , explica Francina Amorim, diretora do SAMU.

Já a Central de Transportes de Teresina, que tinha 4 ambulâncias, passa agora a contar com sete ambulâncias exclusivas para o transporte de pacientes estáveis (sem risco de vida) quando há necessidade de realização de exames, bem como para transferi-los de um hospital a outro. “A transferência de pacientes graves é feita pelo SAMU, que também realiza ocorrências em via pública e em domicílios”, afirma a diretora de regulação da FMS, Vitória Urbano.

A coordenadora da Central de Transportes, Elizabeth Lima, explica sobre o fluxo de transferência inter-hospitalar na capital piauiense: “Quando o médico necessita transferir um paciente de um estabelecimento a outro, ele regula a vaga para o hospital adequado ao caso. Em seguida, solicita a liberação da ambulância à nossa Central de Transportes. Todo esse processo é feito via sistema online”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2740/fms-ira-entregar-seis-ambulancias-para-o-samu-e-central-de-transferencia