COMBATE AO MOSQUITO

Faxina visita o bairro Novo Uruguai amanhã (20)

O objetivo da ação é combater o Aedes aegypti por meio da limpeza domiciliar.

O bairro Novo Uruguai, na zona Leste de Teresina, recebe amanhã (20) a Faxina nos Bairros, atividade de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina, a partir das 8h. A ação vem mobilizando a população para combater o Aedes aegypti (mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya) por meio da limpeza domiciliar.

A Faxina é uma parceria entre a Fundação Municipal de saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. As equipes se encontram em um ponto de partida e de lá seguem recolhendo o lixo das ruas. A ação conta com a parceria da comunidade, que é avisada pelos agentes de saúde para realizar uma limpeza dentro de sua casa. “Durante a semana, a população recebe orientações para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito”, informa Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina.

No sábado, as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado, e os profissionais da Gerência de Zoonoses da FMS fornecem informações e orientações sobre o combate ao mosquito. Neste dia, as equipes vão se encontrar na CMEI Dom Avelar, e de lá percorrem o quadrante formado pelas Rua Dom Helder Câmara, Rua Monte Dourado, Rua São Carlos, BR 343 e Rua Quatro.

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população. Ela tem objetivos como sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente os que a coleta de lixo diária não retira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2730/faxina-visita-o-bairro-novo-uruguai-amanha-20