COMBATE AO MOSQUITO

220 pessoas são imunizadas contra a gripe durante o “Meu Bairro é Limpeza”

O projeto levou atividades recreativas e educativas em saúde e meio ambiente para o Parque Piauí

220 pessoas são imunizadas contra a gripe durante o “Meu Bairro é Limpeza”

Aconteceu no último sábado (13) a segunda edição do “Meu Bairro é Limpeza”, atividade da Prefeitura de Teresina em parceria com a TV Cidade Verde. O projeto levou atividades recreativas e educativas em saúde e meio ambiente para a Praça da Integração, no Parque Piauí. Durante o evento, foram disponibilizadas vacinas contra a Influenza (gripe), e 220 pessoas foram imunizadas no local.

Ainda na área da saúde, foram feitas 155 aferições de pressão arterial e 136 testes de glicemia. 34 pessoas fizeram exames de hepatite B, C e sífilis. Foram realizadas ainda 146 avaliações e orientações odontológicas, além de 47 sessões de auriculoterapia. “Procuramos alertar sobre a saúde do ambiente e também das pessoas”, disse Emanuele Dias, da Gerência de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O foco do “Meu Bairro é Limpeza” é também combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Para isso, o bairro foi contemplado com o mutirão Faxina nos Bairros, que mobilizou a comunidade para fazer uma limpeza em suas residências e depositar no sábado todo o material inservível para recolhimento pelas equipes de limpeza. As equipes de saúde estiveram também visitando as residências para identificar possíveis focos do mosquito.

O evento contou ainda com um stand educativo, onde foram dadas orientações, folderes e material educativo sobre as doenças transmitidas pelo Aedes, exposição de bijuterias feitas de material reciclado para a conscientização sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos, orientações sobre doenças como hanseníase, tuberculose e ISTs, com distribuição de preservativos e folders. A qualidade da água também teve seu foco, com orientações sobre cuidados como lavagem de caixa d’água, desinfecção de frutas e verduras e prevenção de doenças veiculadas por água. As crianças tiveram um espaço exclusivo, com desenhos e distribuição de jogos sobre zika, dengue e chikungunya, atividades recreativas e apresentação de teatro infantil.

O projeto é realizado pela Prefeitura de Teresina, através de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde, SDU Sul, Semam, Fundação Monsenhor Chaves, Coordenadoria de Arborização, Semel, Semec, Semgov e Semcom.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2723/220-pessoas-sao-imunizadas-contra-a-gripe-durante-o-meu-bairro-e-limpeza