HUT

Profissionais do HUT passam por avaliação clínica, física e mental

Todos os 2.800 profissionais do HUT estão sendo avaliados

Profissionais do HUT passam por avaliação clínica, física e mental

A fim de garantir a saúde e o bem estar de seus profissionais o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está realizando exames clínicos, físico e mental. Todos os 2.800 profissionais do HUT estão sendo avaliados por meio de anamnese ocupacional (entrevista que o profissional de saúde faz ao indivíduo no momento do atendimento) e exames complementares, definidos de acordo com a idade do trabalhador, ou em caso de atividades insalubres relacionadas nos anexos da norma.

Matheus Rufino, chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional (NUSO) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), explicou que essa ação é benéfica tanto para o empregado como para o empregador. “Quando o empregado ganha qualidade de vida e saúde ele passa a desenvolver melhor suas atividades. Já o empregador garante um ambiente de trabalho saudável e sem implicações legais que podem acarretar consideráveis ônus, além de ter uma melhor produção de seus funcionários”, disse.

Para que todos os servidores sejam atendidos foi feita uma escala e obedecendo aos dias e horários dos plantões. “Os servidores estão sendo chamados no dia e hora de seus plantões para facilitar as consultas e exames. Nossa meta é atender 100% dos nossos servidores”, ressaltou Miriam Coimbra, presidente da Comissão Internada de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HUT.

A diretora geral do HUT, Dra. Clara Leal, disse que o Hospital disponibilizou toda a estrutura necessária para a realização dos exames. “Abrimos uma sala exclusiva para o atendimento dos profissionais e coleta de exames. Além disso, disponibilizamos os insumos necessários para organização das consultas”, destacou.

Essa ação faz parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) implantando pela Fundação Municipal de Saúde em toda rede de saúde de Teresina.

Para realizar esses atendimentos a FMS disponibilizou uma equipe composta por Médicos do Trabalho, Técnicos de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro do Trabalho e Chefe de Núcleo, além do suporte do Laboratório Raul Bacelar, que faz a coleta e exames laboratoriais necessários para cada situação.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2722/profissionais-do-hut-passam-por-avaliacao-clinica-fisica-e-mental