CAPACITAÇÃO

FMS capacita profissionais da assistência social para notificação de casos de violência

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) está capacitando os profissionais da rede socioassistencial para a notificação individual de violência interpessoal ou autoprovocada. A ação se iniciou ontem (09) e terá continuidade amanhã (11), nos auditório da SEMCASPI nos turnos manhã e tarde.

O treinamento tem como objetivos discutir a ficha de notificação das violências interpessoais e autoprovocadas e ampliar a rede de notificação de Teresina. “Atualmente essas notificações já constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e são provenientes apenas dos atendimentos realizados pelos serviços de saúde da cidade”, afirma Elaine Monteiro, chefe do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes da FMS. “O intuito do treinamento é que essa notificação seja ampliada para os outros serviços que compõem a rede de proteção à violência”, explica.

Para isso, participaram do treinamento conselheiros tutelares e técnicos dos CRAS e CREAS, que aprenderam a preencher a ficha de notificação e incorporá-la à sua rotina. O treinamento foi dividido em turmas de acordo com o território dos profissionais: ontem (09), foram capacitados os profissionais dos territórios Sul e Sudeste, e amanhã (11) será a vez das zonas Norte e Leste. “Vamos melhorar a qualidade das informações para que a gente possa compreender melhor a situação epidemiológica da violência em Teresina, e assim subsidiar políticas públicas para a capital”, explica Elaine Monteiro.

A chefe de núcleo esclarece os tipos de violência que devem se registradas na ficha. “Interpessoal é aquela em que existe a vítima e um ou mais agressores, já as autoprovocadas são os casos de tentativas de suicídio e automutilação”, explica Elaine Monteiro. A ficha determina como notificação obrigatória os casos suspeitos ou confirmados de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, tortura, intervenção legal e violências homofóbicas contra mulheres e homens em todas as idades. No caso de violência extrafamiliar/comunitária, somente serão objetos de notificação as violências contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoa com deficiência, indígenas e população LGBT.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2715/fms-capacita-profissionais-da-assistencia-social-para-notificacao-de-casos-de-violencia