PREMIAÇÃO

Projeto da UBS Poty Velho recebe prêmio em Brasília

O projeto ganhou o prêmio de melhor experiência do estado do Piauí na 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, que acontece no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Projeto da UBS Poty Velho recebe prêmio em Brasília

O projeto Memória Ativa: Idoso Contador de Estória, Lenda e outros Causos ganhou o prêmio de melhor experiência do estado do Piauí na 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, que acontece no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento termina hoje (05), no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília.

O projeto "Memória Ativa: Idoso Contador de Estória, lenda e Outros Causos” é desenvolvido na Unidade Básica de Saúde Poty Velho com o grupo de idosos local e coordenado pela enfermeira Nancy Loiola, em parceria com as profissionais Alexandrina Marinho, Deianna Sobral, Juraci Teixeira, Cecília Lima e Zulmira Barreira. O prêmio será a produção de um documentário para o Projeto Webdoc/Conasems.

“Durante 2017 e 2018 trabalhamos todas as memórias, dentro do projeto Memória Ativa, memória visual, olfativa, gustativa e de linguagem. Agora em 2019 escolhemos abordar as lendas. Nós nos encontramos com as idosas e perguntamos como elas ouviram as lendas quando eram mais jovens. Pretendemos no final do nosso projeto lançar um livro dessas lendas contadas pelas moradores do Poti Velho, que é o bairro mais antigo da cidade”, diz a enfermeira.

Ela fala ainda que hoje temos que ter a consciência, que da mesma forma que fazemos atividade física para manter o corpo com saúde, precisamos fazer atividades para manter nossa cérebro vivo. “Com isso essas senhoras mantem a memória ativa e de uma certa forma trazemos um resgate da nossa cultura, da nossa história. Um empoderamento dessas idosas. Evitamos a depressão, o isolamento social e sem contar que aumenta o vínculo entre os profissionais e a comunidade, facilitando todo o processo de adesão ao tratamento”.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, a valorização dos trabalhos dos profissionais da Atenção Básica é essencial. “Nós parabenizamos os nossos servidores que participaram do evento. Eles conhecem as necessidades dos bairros e tiveram boas ideias, que levaram a soluções inovadoras, fazendo a diferença no atendimento dos usuários do SUS. Estes trabalhos locais podem, inclusive, direcionar ações em outros estados para aperfeiçoar a rede pública de saúde”.

Outros dois trabalhos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foram classificados para participar do evento. Com o tema "Diálogos no Cotidiano do SUS", o Congresso do Conasems promove o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2709/projeto-da-ubs-poty-velho-recebe-premio-em-brasilia