HUMANIZAÇÃO

UBS Cristo Rei tem semana de sensibilização sobre a humanização em saúde

A ação é promovida pela Residência em Saúde da Família e Comunidade da UESPI, em parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do local.

UBS Cristo Rei tem semana de sensibilização sobre a humanização em saúde

 

Começou hoje (01) a Semana de Fortalecimento “Nossa UBS” HumanizaSUS, com atividades de conscientização sobre a humanização do atendimento em saúde. A ação, que acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio Carlos Costa, do bairro Cristo Rei, é promovida pela Residência em Saúde da Família e Comunidade da UESPI, em parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do local.

 

“A proposta é sensibilizar os atores incluídos no processo de humanização da saúde – trabalhadores, usuários e gestão – a respeito da Política Nacional de Humanização: o que é, quais os princípios e como podemos operacionalizar a política”, explica Rubens Dias, assistente social da Residência. “Nós resolvemos seccionar essa política para trabalhar de diversas formas, como rodas de conversa, caminhadas e sensibilização aos profissionais”, conta o profissional.

 

A primeira atividade realizada na manhã de hoje (01) foi uma sala de espera, que são rodas de conversas voltadas aos usuários que estão aguardando atendimento na UBS, com o tema “Humanização como dispositivo de cuidado na saúde”. Amanhã (02), os turnos manhã e tarde, acontece uma ação de sensibilização aos profissionais da UBS Cristo Rei sobre a prática de LIBRAS no campo da saúde. A semana se encerra na quinta-feira (04), às 7h da manhã, com uma caminhada em defesa da Política de Humanização na Saúde.

 

A Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve estar presente e inserida em todas as políticas e programas do SUS.

 

A humanização do atendimento é parte de um plano maior para alcançar mais eficiência, resultados e possibilidades de promoção da saúde e prevenção de doenças nas unidades de saúde. “Quando há integração e uma comunicação mais direta entre os pacientes e usuários dos serviços, os profissionais da saúde e os gestores dos hospitais, clínicas e instituições médicas, cria-se um vínculo mais humanizado entre todas as instâncias. Dessa forma, se estabelece mais respeito e reconhecimento entre as partes envolvidas, que só tendem a refletir em um atendimento mais eficaz a quem precisa”, esclarece Rubens Dias.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2705/ubs-cristo-rei-tem-semana-de-sensibilizacao-sobre-a-humanizacao-em-saude