CAD

Centro de Atenção ao Diabético realizou mais de 3 mil atendimentos em Teresina

Para ter acesso ao Centro de Atenção ao Diabético (CAD) o usuário deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde

Centro de Atenção ao Diabético realizou mais de 3 mil atendimentos em Teresina

Em alusão ao dia mundial de combate ao diabetes, que é celebrado hoje (27), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou levantamento que aponta que nos cinco primeiros meses de 2019 foram realizados 3.922 atendimentos no Centro de Atenção ao Diabético (CAD). O serviço fica no Centro de Saúde Lineu Araújo e atende pessoas com essa doença do tipo 1 e casos específicos do tipo 2.

De acordo com o presidente da FMS, Charles Silveira, “as Unidades Básicas de Saúde realizam a prevenção de doenças bem como o acompanhamento de usuários com diabetes, inclusive fornecem medicações e insumos para controle e tratamento dessa doença. Já o CAD  do Lineu Araújo dá um bom suporte para esse público, em caso de complicações”, ressalta.

Para ter acesso ao Centro de Atenção ao Diabético (CAD), o usuário deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, para ser atendido por médico clínico. Ele pode ser encaminhado ao CAD, se for diagnosticado com diabetes tipo 1 e também se for diabetes tipo 2 que usa insulina, que esteja com complicações associadas ou com diabetes descompensado.

Um dos usuários do CAD é o mototaxista Francisco Sampaio, de 51 anos. Ele conta que é hipertenso e recentemente foi diagnosticado com diabetes. “Estava sentindo tonturas, então fiz exame que detectou a doença. Vai mudar tudo, tenho que cuidar da alimentação. Vou me cuidar. Agora, estou no Lineu Araújo e o atendimento é excelente, não tenho nada a reclamar. O médico é bom e pontual”.

O diabetes é uma doença crônica caraterizada pelo aumento de glicose no sangue e que não tem cura, mas tem controle. “É essencial que o usuário tenha uma alimentação adequada, faça exercícios físicos e utilize as medicações de acordo com as orientações médicas”, explica a endocrinologista do CAD do Lineu Araújo, Patrícia Moreira.

As complicações do diabetes podem atingir o coração, os olhos, os nervos, os rins, as artérias e até levar a morte do indivíduo. “Sem os cuidados necessários, o usuário com diabetes pode ficar cego; ter insuficiência renal crônica;  perder sensibilidade nos nervos ou sentir dor crônica, além de desenvolver doenças cardiovasculares, a exemplo de AVC e infarto”, finaliza Patrícia.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2703/centro-de-atencao-ao-diabetico-realizou-mais-de-3-mil-atendimentos-em-teresina