COMBATE AO MOSQUITO

Faxina nos Bairros acontece amanhã (15) no Pirajá e Novo Horizonte

A atividade é promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as SDUs de cada área.

Acontece amanhã (15) mais uma edição da Faxina nos Bairros, atividade semanal de saúde e educação da Prefeitura de Teresina. A partir das 8h da manhã, os bairros Novo Horizonte (zona Sudeste) e Pirajá (zona Norte) recebem as equipes de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

A atividade é promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento urbano (SDUs) de cada área. Segundo a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, o objetivo da atividade é proporcionar à população a retirada de materiais em desuso que possam acumular água. “Móveis, eletrodomésticos, louças dos banheiros como pias e vasos sanitários são objetos que a coleta regular não leva, por serem outro tipo de lixo”, informa.

As equipes começam o trabalho em um ponto de encontro e de lá seguem “faxinando” um quadrante pré-determinado. A comunidade que vive na área é informada durante a semana, por meio de carros de som e durante as visitas dos agentes de endemias às residências. Também no sábado, os profissionais de saúde fazem uma caminhada educativa, com o objetivo de orientar os moradores sobre a importância de manter o ambiente livre de potenciais criadouros, ou seja, objetos que acumulem água.

Na zona Norte, o ponto de encontro será em frente à UESPI, no lado da Rua João Cabral. O quadrante percorrido será aquele formado pelas ruas Ceará, Espírito Santo, Almirante Tamandaré e Avenida Maranhão. Já no Novo Horizonte, o quadrante a receber as equipes será o formado pela Avenida Noé Mendes, Rua Adão Medeiros Soares, Rua Humberto Carvalho Santos e Avenida Joaquim Nelson, com ponto de encontro no Centro de Produção Vila Coronel Carlos Falcão.

“Pedimos que os moradores retirem esses materiais e botem nas portas de suas casas no sábado, que o caminhão da coleta vai recolher”, finaliza a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2678/faxina-nos-bairros-acontece-amanha-15-no-piraja-e-novo-horizonte