COMBATE AO MOSQUITO

Faxina nos Bairros visita amanhã (08) Três Andares e Samapi

A faxina é realizada em parceria entre a FMS, SDU’s e a população.

Acontece neste sábado (08) mais uma edição da Faxina nos Bairros, promovendo uma grande limpeza nos bairros Samapi (zona Leste) e Três Andares (zona Sul). A atividade, que começa às 8h da manhã, visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya.

A faxina é realizada em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) e a população. A atividade começa durante a semana, quando os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas, em especial aqueles de grande porte como eletrodomésticos e outros que não são recolhidos pela coleta rotineira. Nos sábados, os caminhões de limpeza passam para fazer a coleta.

Também no sábado, agentes de endemias da FMS percorrem visitam as casas da comunidade dando orientações sobre como se prevenir contra as arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya. "Damos orientações sobre a importância da manutenção dos imóveis para que não surjam acúmulos de água e criadouros do mosquito", relata Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Às 8h da manhã, as equipes se reúnem em um ponto de encontro e de lá seguem limpando um quadrante pré-definido. No bairro Três Andares, o ponto de encontro será na Escola Municipal Cristina Evangelista, e o quadrante percorrido será aquele formado pela Rua Odilon Nunes, Avenida Gil Martins, Rua Palmares e BR 343. Já no Samapi, o ponto de encontro será a Praça e Campo de Futebol Lobatão, e o quadrante será aquele formado pelas ruas Apolo XI, Tio Bentes, Capitão Vanderley e Avenida Maria Antonieta Bularmaque.

Cuidados

Além da faxina, pequenas medidas podem ser tomadas no dia a dia para evitar acúmulo de água nas residências, como:

- Manter caixas, baldes e barris de água bem tampados.

- Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada.

- Não jogar lixo em terrenos baldios, nas praças e ruas.

- Se precisar guardar garrafas, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

- Vigiar os pratinhos dos vasos. O ideal é colocar areia até a borda, assim as plantas não passam sede e o mosquito não faz seu ninho. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão toda semana. Além disso, é importante trocar a água desses vasos com frequência.

- As piscinas devem ser sempre limpas e cloradas. Aquelas de plásticos, que parecem inofensivas, também devem ser protegidas.

- Pneus velhos não devem ser deixados ao ar livre, e sim em locais cobertos, protegidos da chuva.

- Estar atentos a lajes e calhas, que também podem acumular água da chuva.

Oriana Bezerra lembra ainda a importância de se conscientizar a população para evitar o acúmulo de lixo em vias públicas, como praças e terrenos baldios.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2669/faxina-nos-bairros-visita-amanha-08-tres-andares-e-samapi