SAÚDE MENTAL

Luta Antimanicomial é tema de fórum promovido pelo CAPS II Sul

Luta Antimanicomial é tema de fórum promovido pelo CAPS II Sul

Como parte da programação pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o CAPS II Sul promove o seu V Fórum Antimanicomial, que também será o IV Fórum Antimanicomial do Território Sul, reunindo todos os dispositivos que trabalham pela saúde mental daquela região. Será amanhã (05), das 8h às 17h, no auditório do Centro Universitário Santo Agostinho.

Com o tema “Diálogos sobre a luta pela liberdade: a atenção psicossocial no território”, o fórum tem por finalidade estratégica estimular a territorialização do cuidado em saúde mental por meio de discussões, debates e formulações de propostas entre todos os setores da sociedade. “O trabalho em saúde mental deve feito em parceria entre diversas instituições de saúde, assistência social e outras áreas, de forma a proporcionar um cuidado em todos os aspectos da vida deste usuário”, diz a coordenadora do CAPS II Sul Ivana Napoleão.

Em pauta, estarão os avanços e retrocessos na política de saúde mental brasileira e a importância da luta por um cuidado sem manicômios, com participação ativa dos usuários, propondo mudanças e questionando as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais. “Dentro dessa perspectiva Teresina tem avançado significativamente, com a implementação de dispositivos de base comunitária como CAPS, ambulatórios e residência terapêutica, de modo a proporcionar serviços que atendam o usuário de forma humanizada e qualificada”, conta Luanna Bueno, gerente de saúde mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Estão convidados a participar do evento os usuários do CAPS, seus familiares, profissionais, estudantes e demais interessados no tema”, informa a coordenadora Ivana Napoleão. Segundo ela, a luta antimanicomial representa um processo de mudança cultural, política e de inclusão na sociedade, e para que o mesmo se institucionalize são necessárias ações que promovam transformações de caráter social e cultural, que proporcionem a produção de cuidado no território a fim de que a pessoa com transtorno mental possa habitar e circular em todos os espaços cotidianos onde a vida acontece.

O Movimento da Luta Antimanicomial é estabelecido no Brasil, em 1987, com o objetivo de superar o hospital psiquiátrico, denunciando os abusos, maus-tratos e todas as irregularidades ocorridas nesses dispositivos. Dá-se origem, a partir daí, a um movimento representado pela luta das pessoas com transtorno mental, de seus familiares e dos trabalhadores da Saúde Mental por um serviço de saúde digno que respeite as suas singularidades e lhes garanta a reinserção no convívio social.

V Fórum Antimanicomial do CAPS II Sul

IV Fórum Antimanicomial do Território Sul

8h - Credenciamento

8h30 - Mesa de abertura