SAÚDE NA ESCOLA

UBS leva avaliação de saúde a escola na zona rural

Um total de 38 alunos do 9º ano receberam atendimento médico, de enfermagem e odontológico

UBS leva avaliação de saúde a escola na zona rural

Levar saúde às crianças e adolescentes é o objetivo do projeto “Consultório na Escola”, uma das ações do Programa de Saúde na Escola (PSE). Como parte da ação, a Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) 235, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Cirilo, avaliou ontem (03) os estudantes da Escola Municipal Conselheiro Saraiva, na comunidade Boa Hora.

Segundo a enfermeira Lívia Viana, um total de 38 alunos do 9º ano receberam atendimento médico, de enfermagem e odontológico, com o objetivo de fazer uma avaliação das condições gerais de saúde e encaminhar para o atendimento especializado quando necessário. “O resultado foram três encaminhamentos para consulta de oftalmologia, um encaminhamento para ortopedia, um para saúde mental, três solicitações de exames de rotina, além de prescrições de antiparasitários”, comenta a profissional.

Além da avaliação clínica e oftalmológica, durante a atividade foram executadas ainda ações de: avaliação antropométrica, nutricional, de saúde auditiva, psicossocial, verificação da situação vacinal, identificação de educandos com possíveis sinais de alteração da linguagem oral e possíveis sinais de doenças como hanseníase e tuberculose. Na parte odontológica, foi realizada a promoção e avaliação da saúde e higiene bucal, com escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre órgãos da saúde e educação para o atendimento no ambiente escolar. O programa propõe atividades de prevenção, diagnóstico e promoção da saúde, além de promover educação permanente, capacitação dos profissionais (educação e saúde), monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes através dos sistemas de informação SIMEC e E-SUS. Os profissionais de saúde realizam um monitoramento mensal dos estudantes, com acompanhamento de acordo com a realidade local e o registro na plataforma E-SUS, que permite agilidade e qualificação da informação para monitoramento pelas autoridades de saúde.

“A articulação entre escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas”, explica Luci Santiago, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS. Alguns dos temas abordados nas ações são: promoção de saúde bucal, práticas corporais, prevenção ao uso de álcool e drogas, violências, obesidade, avaliação da situação vacinal, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outras.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2659/ubs-leva-avaliacao-de-saude-a-escola-na-zona-rural