INFORMATIZAÇÃO

Experiência do E-SUS em Teresina será apresentada em evento em Brasília

Teresina foi uma das nove cidades brasileiras selecionadas para ser piloto de novas versões do E-SUS, que permite um controle informatizado do atendimento na atenção básica em saúde. Para trocar experiências sobre o sistema, representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estarão no Encontro Nacional dos Municípios Pilotos no Prontuário Eletrônico E-SUS AB, que acontece em Brasília nos dias 04 e 05 de junho.

A capital do Piauí é a única cidade do Nordeste a participar do evento, e vai participar de uma mesa em que vai relatar sobre os resultados favoráveis de sua experiência, com 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) informatizadas e fazendo uso do E-SUS. “Os municípios participantes irão falar sobre suas experiências e dificuldades e a informações serão usados no aprimoramento do sistema”, explica Kledson Batista, Gerente de Ações Estrágicas da FMS. Além dele, participam do encontro o diretor de Atenção Básica, Francisco Pádua, e mais dois médicos de UBS de Teresina, que vão relatar sua experiência como profissionais que trabalham diretamente com o serviço.

A partir das demandas serão feitas melhorias do sistema que trarão mais agilidade no usufruto da ferramenta. O Prontuário Eletrônico permite que os dados dos usuários sejam registrados diretamente no computador, acabando com o uso de fichas de papel. A gestão consegue acompanhar tudo a distância, sabendo quem é o medico que atende e o que não atende. “O prontuário eletrônico melhora o atendimento e a supervisão, pois gera tanto informação de produção como produz estatísticas de saúde pública, o que orienta a elaboração de políticas públicas com conhecimento específico em cada município”, explica Kledson Batista.

Para Francisco Pádua, a participação no evento reflete o trabalho da atenção básica municipal em aprimorar seu serviço para a população. “Isso mostra que Teresina tem feito um trabalho de excelência na questão da informatização das UBS e que essa experiência pode servir de modelo para outras cidades brasileiras”, diz o diretor.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2657/experiencia-do-e-sus-em-teresina-sera-apresentada-em-evento-em-brasilia