COMBATE AO MOSQUITO

FMS promove palestra de prevenção a arboriviroses e DSTs em escola da capital

A palestra foi hoje (29) pela manhã, na Escola Paulo Machado, no bairro Vale do Gavião.

FMS promove palestra de prevenção a arboriviroses e DSTs em escola da capital

O Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está intensificando o trabalho educativo para reduzir os números de casos de dengue, zika e chikungunya, também conhecidas como arboviroses. Hoje (29) pela manhã, a equipe realizou uma palestra na Escola Paulo Machado, no bairro Vale do Gavião.

Os adolescentes que estudam no local foram orientados sobre as principais medidas de prevenção destas doenças, que consistem basicamente na eliminação dos criadouros de seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Segundo Júlia Santos, chefe do NESC, o objetivo é que estes estudantes se tornem multiplicadores e propaguem o conhecimento adquirido para suas famílias, vizinhos e amigos. “Trabalhamos com eles na perspectiva de prevenir e combater o Aedes aegypti, e com isso combater as doenças que tem preocupado grandemente a população de Teresina”, disse ela.

Na oportunidade, os estudantes também receberam orientações sobre HIV/AIDS e Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) como sífilis e hepatites. O objetivo é atingir essa população jovem, que vem sendo o foco da campanha nos últimos anos. “Pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, especialmente os rapazes, embora seja um público com nível de informação elevada em relação às formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis”, diz Alana Niege, coordenadora de DST/Aids da capital.

Próximas atividades

A equipe do NESC seguem nos próximos dias visitando escolas da cidade e levando orientações sobre o combate às arboviroses. Nesta sexta-feira (31), acontece um bate-papo com os estudantes do Escolão do Mocambinho, e no dia 1º de julho eles estarão na escola Coetel, também no Mocambinho. Já no dia 04 de junho, será a vez da Escola Jornalista Deoclécio Dantas, no Vale do Gavião.

A FMS alerta a população para que esteja sempre atenta às suas casas, pois o trabalho de limpeza deve ser feito em parceria com a comunidade, que deve manter o interior de suas casas livre de objetos com potencial de acumular água. “O perigo aumentou,a responsabilidade também. Então, população de Teresina, faça a sua parte e combata o mosquito”, pede Júlia Santos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2651/fms-promove-palestra-de-prevencao-a-arboriviroses-e-dsts-em-escola-da-capital