CONSELHO DE SAÚDE

Conselho Municipal de Saúde completa 28 anos com homenagem a nomes relevantes da saúde municipal

O órgão foi criado em 1991, pela lei municipal nº 2.046.

O controle social tem como função promover o diálogo entre população e gestão de saúde. Em Teresina, este papel é exercido pelo Conselho Municipal de Saúde, que comemorou hoje (28) 28 anos de fundação com uma homenagem a nomes relevantes na construção da saúde municipal.

Formado por 64 representantes dos usuários, trabalhadores da saúde, prestadores e governo, o Conselho Municipal de Saúde tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. O presidente Ivan Cabral define a entidade como um local de debate, onde se discute e se delibera sobre as decisões da prefeitura de Teresina relacionadas a saúde. “Obras como as UBS e UPAS, por exemplo, todas passaram pelo crivo do Conselho Municipal de Saúde, bem como toda pauta que se refere à questão saúde se passa pelo colegiado”, disse.

O órgão foi criado em 1991, pela lei municipal nº 2.046. A fim de manter equilíbrio dos interesses envolvidos, a distribuição das vagas é paritária, com 50% das vagas para representantes dos usuários, 25% para trabalhadores de saúde e 25% para prestadores de serviço e gestores. A escolha de seu presidente, inicialmente, era automática: o presidente da FMS, órgão a quem o conselho era vinculado, se tornava automaticamente presidente do Conselho. Porém, isso foi mudado com a Lei Municipal nº 4.027/2010, que estabeleceu eleição direta para o cargo.

Os homenageados foram escolhidos entre os representantes, ex-representantes e pessoas que prestaram notórios serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. “Comemorar esses 28 anos é relembrar todo esse trabalho desenvolvido em prol da sociedade, cada conselheiro que se dedicou em prol da saúde pública de Teresina”, disse Ivan Cabral.

O Controle Social, entendido como acompanhamento, fiscalização e controle das políticas públicas no SUS, tem sido fundamental na construção e no fortalecimento do SUS, pois a participação popular é garantida na constituição de 1988. Os cidadãos têm direito e dever de participar, discutir e fiscalizar o governo das três esferas (nacional, estadual e municipal) por meio dos conselhos e conferências municipais de saúde, espaços conquistados pelas sociedades civis organizadas.

Conselho Municipal de Saúde – 28 anos

Personalidades homenageadas

- Nancy Loiola, enfermeira da UBS Poty Velho

- Jesus Mousinho, diretora de Assistência Especializada da FMS