COMBATE AO MOSQUITO

Fátima e Cidade Nova são os bairros contemplados pela Faxina nos Bairros de amanhã (25)

A execução está a cargo da FMS em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área.

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, deve acontecer durante todo o ano. Por isso, a prefeitura de Teresina mantém a Faxina nos Bairros, operação de limpeza e educação que toda semana visita dois bairros diferentes da cidade. Amanhã (25), as regiões contempladas serão o bairro de Fátima (zona Leste) e Cidade Nova (zona Sul).

A execução está a cargo da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. No bairro de Fátima, as equipes se encontram no cruzamento da Av. Raul Lopes e Rua José Paulino, e a partir de lá seguem “faxinando” o quadrante formado pelas avenidas Universitária, Raul Lopes, Ininga e Elias João Tajra.

Já no Cidade Nova, será contemplada a área do quadrante formado pela avenidas Marechal Castelo Branco, Industrial Gil Martins e Odilon Araújo. O ponto de encontro será na Unidade Escolar Professor Tomaz Area Leão Filho.

A Faxina nos Bairros acontece desde dezembro de 2015. Semanalmente, os moradores de dois bairros da cidade são orientados pelos agentes de saúde a fazer uma limpeza dentro de suas casas e depositar o lixo na calçada no sábado, quando ele será recolhido pelas equipes da SDU. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Ainda no sábado, a equipe da FMS faz uma caminhada educativa, orientando a população sobre medidas preventivas de combate à dengue, zika e chikungunya e os males trazidos por estas doenças. “Mesmo com o fim da época de chuvas, não devemos nos descuidar com o acúmulo de água em objetos que ficam depositados nas residências, por isso pedimos a ajuda de todos nessa luta”, diz Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2638/fatima-e-cidade-nova-sao-os-bairros-contemplados-pela-faxina-nos-bairros-de-amanha-25