ATENÇÃO BÁSICA

FMS promove evento para divulgar boas práticas na saúde de Teresina

Dois profissionais que desenvolveram trabalhos exitosos na Atenção Básica foram premiados pela FMS para participarem de um congresso em Brasília.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou hoje (21) o I Encontro de Experiências Exitosas da Atenção Básica com o intuito de divulgar e valorizar trabalhos bem sucedidos dos profissionais da rede e que tiveram  impacto positivo no atendimento dos usuários do SUS. Uma das homenageadas no evento foi a enfermeira Lívia Maria, da Unidade Básica de Saúde do bairro Boa Hora, zona rural de Teresina. A sua equipe desenvolveu projeto de controle do tabagismo naquela Unidade e este trabalho contribuiu para que 12 usuários conseguissem parar de fumar.

"Implantamos o grupo de fumantes e temos obtido resultados satisfatórios. No segundo grupo, por exemplo, 10 pessoas participaram e 8 pararam de fumar. É um avanço significativo. Utilizamos a metodologia do Ministério da Saúde e aliamos à metodologia alternativa, como vídeos, rodas de conversa, relatos de experiência. A gente mescla essas ações e tem um resultado de maior impacto na comunidade de abrangência da nossa UBS”, ressalta Lívia Viana, enfermeira da Unidade Básica de Saúde João Cirilo, no Boa Hora.

O prefeito Firmino Filho, que participou do evento, relembrou a evolução da rede de saúde em Teresina. “Em 1996, só tínhamos três equipes de saúde da família. Hoje, são 264 na cidade. Importantes passos foram dados na área da saúde, temos orgulho desses passos. O olhar para o passado não pode ser desperdiçado. É preciso também olhar para o futuro, lembrando que essa rede de saúde é uma conquista importante. Nós lutamos para que haja sempre saúde como direito, saúde para todos, saúde com qualidade”.

O presidente da FMS, Charles Silveira, que também esteve no local do evento, parabenizou os profissionais que desenvolveram trabalhos exitosos e ressaltou que “a nossa rede de saúde de Teresina é exemplo para muitos municípios do Piauí e do Brasil. Precisamos dar visibilidade às boas práticas no SUS e valorizar os profissionais. Esses trabalhos locais podem, inclusive, direcionar ações em outros estados da federação para aperfeiçoar a rede pública de saúde”.

Outra experiência exitosa apresentada foi a da enfermeira da UBS do Poty Velho, Edna Albuquerque. Ela ressalta que a Unidade desenvolve trabalho com grupos de gestantes. “O trabalho tem parceiros e é desenvolvido semestralmente. Fazemos curso voltado para gestantes e sobre diversos temas e envolvemos gestantes, familiares e toda a equipe da Unidade. Ao final, tem ensaio fotográfico. Isso aumenta o vínculo da gestante com a sua UBS e com a maternidade na qual fará o parto.  É muito gratificante”.

No evento, o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua, comunicou que dois profissionais que desenvolveram trabalhos exitosos na Atenção Básica foram premiados pela FMS para participarem de um congresso em Brasília. “Os enfermeiros também foram homenageados pela passagem do dia dos enfermeiros. Foi um momento ímpar e faremos eventos como esse periodicamente, de modo a valorizar o grande trabalho que é feito no SUS”.

Clique aqui para conhecer as 20 experiências exitosas da Atenção Básica em Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2630/fms-promove-evento-para-divulgar-boas-praticas-na-saude-de-teresina