ATENÇÃO BÁSICA

FMS irá promover o Encontro de Experiências Exitosas da Atenção Básica amanhã

Buscando expor e incentivar trabalhos que tiveram impacto positivo na vida de usuários da rede do SUS em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá promover o Encontro de Experiências Exitosas da Atenção Básica, amanhã (21), das 8h às 12h, no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes. No evento, cerca de 20 profissionais receberão certificado de reconhecimento de suas atividades e serão ainda oferecidas duas premiações a participantes de destaque.

Na terça-feira (21), às 8h, haverá a abertura do evento. Às 8:30h, será entregue certificado de reconhecimento para os profissionais que desenvolveram experiências exitosas. Das 8:45h às 9h, haverá premiação de duas experiências. Das 9h às 9:15h, será apresentado o edital do prêmio APS Forte SUS: acesso universal. Das 09:15h às 09:40h, ocorrerá homenagem aos enfermeiros pela passagem do dia dos enfermeiros e das 10h às 12h, ocorrerá apresentação das 20 experiências exitosas.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua, explica que as 20 experiências exitosas de Teresina foram apresentadas no Congresso do COSEMS e duas foram selecionadas para representarem o Piauí no Congresso do CONASEMS em Brasília. “Foram apresentadas centenas de experiências, que muitas vezes não dependem do aumento do orçamento e sim de um olhar diferenciado. Então convidamos esses profissionais de Teresina para valorizá-los e incentivá-los a trocar informações com os coordenadores e membros da FMS.”

De acordo com o  presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, “o evento é uma grande oportunidade para valorizarmos os profissionais da Atenção Básica, que conhecem as necessidades dos bairros e tiveram boas ideias, que levaram a soluções inovadoras na prática, fazendo a diferença no atendimento dos usuários do SUS. Estes trabalhos locais podem, inclusive, direcionar ações em outros estados da federação para aperfeiçoar a rede pública de saúde”.

Charles Silveira, presidente da FMS, destaca ainda que a Atenção Básica tem sido prioridade no sistema de saúde: “A Atenção Básica fortalecida trará reflexos positivos a todos os níveis da assistência e por este motivo está entre nossas prioridades. Nesse sentido, Teresina já alcançou a cobertura de 100% pela Estratégia de Saúde da Família e, recentemente, temos feito reformas e construções de Unidades Básicas de Saúde para melhorar a estrutura física”, afirma.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2626/fms-ira-promover-o-encontro-de-experiencias-exitosas-da-atencao-basica-amanha