APRENDIZADO
42 Crianças superaram transtornos de aprendizagem após tratamento gratuito
O CMAM é um serviço pioneiro no Nordeste, mantido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
Cerca de 42 alunos já superaram transtornos de aprendizagem após tratamento prolongado oferecido no Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM). O serviço é pioneiro no Nordeste e é mantido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), e tem como público alvo as crianças e adolescentes de escolas públicas.
Quem comemora os resultados do serviço é a vendedora autônoma, Eliana Lopes. A filha de 7 anos foi diagnosticada com Déficit de Atenção e Hiperatividade. “A Érica Cristal tinha dificuldade na fala, embolava a língua, além de não ficar quieta na escola, não sentava direito. Agora, com o tratamento, ela melhorou muito. Já está até soletrando. No CMAM é todo mundo educado, aqui é ótimo", conta.
“O aluno que não acompanha a turma porque tem transtorno de aprendizagem pode perder a motivação para os estudos, sofrer bullying, prejudicar o seu rendimento escolar e o seu futuro educacional. Então, as secretarias da Saúde e da Educação uniram esforços para criar o CMAM, que favorece o desenvolvimento das crianças nos aspectos psicológicos, afetivos, sociais e acadêmicos”, ressalta Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Para ter acesso ao CMAM, as crianças e adolescentes com idade entre 5 e 16 anos devem ser encaminhadas pela rede pública de ensino, com suspeita de algum transtorno de aprendizagem. “O Centro oferece atendimento completo, contando com neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e assistente social”, afirma a coordenadora Daniela Escórcio.
De acordo com o psiquiatra Francisco de Brito, a situação do aluno que tem dificuldade nas habilidades escolares e fica sem tratamento é uma bola de neve. “Ele evolui de ano e o aprendizado vai ficando defasado. É preciso que o familiar compreenda a situação, que não é falta de vontade ou gênio ruim da criança ou adolescente. É dificuldade e nós estamos aqui no CMAM para reabilitá-los, para que acompanhem os outros da mesma idade no aprendizado”.
Francisco de Brito explica ainda sobre determinados transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes e que são recorrentes no CMAM: “O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se de uma dificuldade na questão da concentração, com variante desatento, hiperativo/impulsivo ou misto. Há outras demandas atendidas, a exemplo de dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia.”
A psicopedagoga do CMAM, Marta Késia, alerta que as escolas também precisam desenvolver desafios possíveis para esse aluno com transtorno de aprendizagem e não só uma atividade padrão, em que todos terão que resolver. “É preciso um olhar diferenciado e deve-se adotar uma série de estratégias em sala de aula, a exemplo de deixá-lo sentado mais próximo do quadro, longe de portas e janelas, que são fatores que o distraem”, explica.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2625/42-criancas-superaram-transtornos-de-aprendizagem-apos-tratamento-gratuito
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