MAIO AMARELO

FMS participa de atividade de prevenção a mortes no trânsito

Quase 3 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito no quarto trimestre de 2018 em Teresina

FMS participa de atividade de prevenção a mortes no trânsito

O Núcleo de Vigilância da Violência e Acidentes (NUVIVA), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), participará na próxima quarta-feira (22), a partir das 8h, de panfletagem alusiva ao Maio Amarelo. A atividade será na saída da PI-130, em frente ao posto fiscal do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE). A ação visa conscientizar a população quanto ao trânsito seguro e consequente redução de acidentes com vítimas fatais.

Segundo relatório do Projeto Vida no Trânsito, da FMS, houve 2.663 vítimas de acidentes de trânsito no quarto trimestre de 2018 em Teresina, sendo que 606 foram feridos graves, 42 óbitos e 2.015 feridos leves. Ao serem comparados os dados do quarto trimestre de 2017 e do de 2018, verifica-se o aumento de 10,5% nas vítimas fatais e 5,5% no número de vítimas leves e ocorreu redução de 8,7% no quantitativo de vítimas graves. Para o total de vítimas de acidentes de trânsito em Teresina, nos trimestres analisados, observou-se aumento de 2%.

“Vamos participar da ação, pois os acidentes de trânsito impactam diretamente no setor da saúde. É para os órgãos de saúde que as pessoas acidentadas são encaminhadas e é também nas instituições de saúde que elas permanecem em tratamento, gerando ônus. A panfletagem será feita em parceria com o BPRE e objetiva conversar com as pessoas que forem passando, discutindo com a população a problemática dos acidentes de trânsito. Pretendendo conscientizar para reduzir mortes e sequelas nos acidentados”, informa Elaine Monteiro, do NUVIVA FMS.

Perfil das vítimas de acidentes de trânsito em Teresina: verifica-se que no quarto trimestre de 2018, entre as vítimas fatais e graves, o maior percentual é do sexo masculino, respectivamente, 93% e 80%. No grupo dos fatais, a faixa etária que apresentou maior percentual foi a de 60 anos ou mais (26,2%) e na segunda colocação está a faixa etária de 36 a 45 anos (23,8%). Considerando o grupo das vítimas graves, o maior percentual em relação a faixa etária foi o mesmo para 18 a 25 anos e 26 a 35 anos (25,9%).

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por que maio? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Por que amarelo? O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2623/fms-participa-de-atividade-de-prevencao-a-mortes-no-transito