COMBATE AO MOSQUITO

Itararé 2 e Alegre recebem mutirão de limpeza contra a dengue

O mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, segue percorrendo Teresina neste sábado (18), a partir das 8h da manhã. Chamada de Faxina nos Bairros, a atividade desta semana visita os bairros Alegre e Itararé 2, zonas Norte e Sudeste da capital.

A Faxina é fruto da colaboração entre setor público e comunidade na recolhida do lixo doméstico, que tem potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. “Durante a semana, as equipes avisam os moradores de dois bairros da cidade para fazer uma limpeza em sua casa e depositar na calçada todo o lixo doméstico, que será recolhido no sábado por um caminhão de limpeza. Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, lembra Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses do município.

Também no sábado acontece uma mobilização educativa, em que os profissionais da FMS percorrem as casas com orientações de prevenção à dengue, zika e chikungunya, suas sequelas e como evitar os focos do Aedes aegypti dentro de suas casas e vizinhança.

No início da manhã, as equipes se reúnem em um ponto de encontro e seguem percorrendo um quadrante estabelecido em acordo entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), que organizam a ação. Na zona Norte, o ponto de encontro será uma panificadora na avenida Amadeus Paulo, e o quadrante contemplado é o formado pelas avenidas Josué de Moura Santos, Rosana Nery, Amadeus Paulo e Vila Monte Verde. Na zona Sudeste, o quadrante será o das avenidas Francisco de Almeida Neto, Joaquim Nelson e Noé Mendes e Rua Desembargador Manuel Felício Pinto, com ponto de encontro na Praça da Parada Final do Metrô.

A Faxina nos tem por objetivos sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente os que a coleta de lixo diária não retira.

fms faxina zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2619/itarare-2-e-alegre-recebem-mutirao-de-limpeza-contra-a-dengue