CUIDADOS

Curso orienta gestantes sobre cuidados com a gravidez e pós-parto

Curso orienta gestantes sobre cuidados com a gravidez e pós-parto

A Semana da Gestante da Unidade Básica de Saúde (UBS) Poty Velho segue até amanhã (10) com a realização da 13ª edição de seu curso sobre cuidados na gravidez e pós-parto. Cerca de 15 mulheres participam da atividade, que acontece nos turnos manhã e tarde no auditório da unidade.

A programação conta com palestras e dinâmicas educativas, orientações sobre cuidados durante a gravidez e com o bebê, além de uma visita à maternidade de referência da região (Buenos Aires) e um ensaio fotográfico na Ponte Estaiada. Segundo a enfermeira Edna Albuquerque, a ação acontece a cada seis meses e é feita em conjunto pelas três equipes Estratégia Saúde da Família e também o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), proporcionando às futuras mamães um apoio multiprofissional em todas as questões relativas a esta fase da vida. “O objetivo é aumentar o vínculo da gestante com a UBS e com a maternidade de referência, acolhê-las nesse momento de fragilidade, culpas, anseios, e trazer toda a equipe para ajudar tanto ela como os familiares”, explica a enfermeira.

Em sua segunda gravidez, Alexandra de Sousa diz que mesmo já tendo a experiência da maternidade o curso está sendo proveitoso e trazendo informações novas. “Tem muita novidade para mim. O que eu mais gostei foi de aprender sobre os cuidados com o bebê, inclusive fiquei feliz em ver que na época do meu primeiro filho eu tomei alguns cuidados que nem sabia que estavam certos”, comenta a gestante, que participa desde o início do curso na segunda-feira (06).

A aula de hoje (09) contou com orientações sobre o trabalho de parto e a importância dos exercícios antes e depois de dar à luz. A enfermeira obstétrica e doula Francisca Salazar trouxe mamas e placenta de crochê, bebês de brinquedo, rebozo, bolas e diversos objetos para demonstração de tudo que a gestante precisa saber. “Eu faço parte do curso, voluntariamente, há dois anos. Aqui ensino a fazer os exercícios, as técnicas de respiração, os tipos de óleos que a gente usa, as massagens, então eu sempre gosto de mostrar como é feita esta preparação no trabalho de parto”, comenta a doula.

Pré-natal

A UBS Poty Velho segue o protocolo de acompanhamento das gestantes de acordo com sua classificação de risco: o pré-natal nos casos de baixo e médio risco é feito exclusivamente na unidade, com médico e enfermeiro, enquanto os casos de alto risco são acompanhados pela UBS em parceria com a Maternidade Evangelina Rosa.

Quando a mulher suspeita da gravidez basta procurar a equipe Estratégia Saúde da Família, que vai solicitar os exames e fazer os encaminhamentos necessários, em um trabalho integrado entre médico, enfermeiro e odontólogo. “Se ela já traz o comprovante de que está grávida, a gente encaminha para o dentista, passa o ácido fólico e encaminha para a sala de vacina”, explica Edna Albuquerque. Na oportunidade, é feito ainda o pré-natal masculino, quando o companheiro é convidado para acompanhar a grávida e o médico solicita exames para ver como está sua saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2602/curso-orienta-gestantes-sobre-cuidados-com-a-gravidez-e-pos-parto