HPV

Campanha de Vacinação contra HPV é prorrogada em Teresina

A iniciativa tem como foco uma "vacinação de resgate", destinada a jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam as doses do imunizante

Campanha de Vacinação contra HPV é prorrogada  em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou, nesta quinta-feira (24), a ampliação da campanha de vacinação contra o HPV, que seguirá até dezembro de 2025. A iniciativa tem como foco uma "vacinação de resgate", destinada a jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam as doses do imunizante, essencial na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, reforça a importância da ampliação. “Estamos intensificando esse chamado ao público-alvo. A imunização é uma estratégia eficaz para quebrar a cadeia de transmissão do HPV e proteger a saúde da nossa população. Nosso objetivo é promover uma cobertura vacinal mais ampla e prevenir complicações que podem ser evitadas com a vacina”, destaca.

A coordenadora de vacina da FMS, Emanuelle Dias, explica que a ampliação da campanha não altera a oferta já existente da vacina. “Seguimos vacinando, de forma regular, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, conforme já preconizado no calendário nacional. Além disso, pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual,  pessoas com papilomatose respiratória recorrente e usuários de PrEP de 9 a 45 anos, também têm acesso à vacina”.

Apesar da maior adesão feminina às campanhas, especialmente pelo vínculo com a prevenção do câncer de colo do útero Emanuelle ressalta a importância de os homens também se vacinarem. “O HPV afeta pessoas de todos os gêneros e está relacionado a doenças graves também nos homens, como câncer de pênis, ânus e garganta. A vacinação masculina é uma forma de autoproteção e também de responsabilidade coletiva, pois reduz a circulação do vírus na comunidade”, finaliza.

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus altamente transmissível, principalmente por contato sexual, que infecta a pele e as mucosas. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo pelo menos 14 considerados de alto risco oncogênico, ou seja, com potencial de causar câncer. Na maioria dos casos, o organismo elimina o vírus naturalmente. No entanto, quando a infecção persiste, pode levar ao surgimento de lesões pré-cancerosas e tumores.

Onde se vacinar:
-91 Unidades Básicas de Saúde (UBS): distribuídas por todas as regiões da cidade, com atendimento nos turnos da manhã e tarde.
-Estacionamento G3 do Teresina Shopping: funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.


Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/6036/campanha-de-vacinacao-contra-hpv-e-prorrogada-em-teresina