CULMINÂNCIA

Projeto de alfabetização dos usuários encerra com festa de formatura no CAPS II Sudeste

O projeto surgiu há dois anos com a constatação de que muitos dos usuários do CAPS II Sudeste não sabiam ler nem escrever

Projeto de alfabetização dos usuários encerra com festa de formatura no CAPS II Sudeste

 

Acontecerá amanhã, 07, a partir das 8h30, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Sudeste a solenidade de encerramento do Projeto Reescrevendo a História. Ao todo 12 usuários da unidade receberam aulas de português e matemática e puderam aprender a ler, escrever e realizar operações básicas de matemática. 

“O projeto surgiu há dois anos com a constatação de que muitos dos usuários do CAPS II Sudeste não sabiam ler nem escrever. Recebemos muitas solicitações deles para receber aulas durante o grupo terapêutico. Até que uma usuária, que é professora, se ofereceu para dar estas aulas e assim começamos”, afirma Ana Benedita Coelho, coordenadora do CAPS II Sudeste. 

A usuária que ministrou as aulas é Diomar Soares, que tem 26 anos de magistério. Afastada da profissão há nove, ela conta que se sentia muito triste e com saudades da sala de aula, mas que com o Projeto Reescrevendo a História voltou a se sentir útil e produtiva. “Para mim foi um prazer repassar aquilo que sei aos meus alunos, e ainda ocupei a minha mente”, conta a professora. 

A coordenação do CAPS II Sudeste constatou que nos dois anos do projeto nenhum dos usuários que participaram tiveram crise. “Todos permaneceram com o quadro psicológico estável. O Reescrevendo a História serviu para melhorar a autoestima e a saúde mental”, afirma Ana Benedita Coelho.  

Ela fala ainda que o projeto é muito importante para a unidade porque além de ressaltar o protagonismo do usuário, mostra que eles são capazes de aprender, de mudar o cenário em que eles se encontram, melhorando cada dia mais. “Eles veem a dona Diomar como um modelo, e acreditam que no futuro também podem vir a conduzir um grupo, um projeto aqui dentro da unidade”, ressalta Ana Benedita Coelho. 

Os Centros de Atenção Psicossocial podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

  • Projeto de alfabetização dos usuários encerra com festa de formatura no CAPS II Sudeste
  • Projeto de alfabetização dos usuários encerra com festa de formatura no CAPS II Sudeste
  • Projeto de alfabetização dos usuários encerra com festa de formatura no CAPS II Sudeste
Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2594/projeto-de-alfabetizacao-dos-usuarios-encerra-com-festa-de-formatura-no-caps-ii-sudeste