VACINAÇÃO

Teresina abre hoje (04) 39 postos para dia D de vacinação contra a gripe

A meta é imunizar 223 mil teresinenses

Teresina abre hoje (04) 39 postos para dia D de vacinação contra a gripe

Acontece hoje (04) o dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Em Teresina, 39 postos em todas as zonas da cidade estarão abertos até as 17h, imunizando idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto), trabalhadores da saúde, população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores e pessoas com doenças crônicas, além dos funcionários do sistema prisional, presos e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Alberto Cordeiro, no bairro Dirceu II, que preparou duas salas para atender crianças e adultos. Uma das pessoas que foi imunizada no local foi Francinete de Souza, de 66 anos. "Eu tomo a vacina todo ano, mas ano passado perdi o prazo, não tomei e peguei uma gripe pesada. Depois dessa eu não deixo passar nunca mais", contou a dona de casa.  A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, explicou que isso acontece porque o vírus da gripe (também conhecida como influenza) está sempre em mutação, por isso a vacina deve ser tomada anualmente. "A vacina deste ano é diferente da do ano passado, por exemplo. Ela é segura, feita com fragmentos do vírus morto e a possibilidade de efeitos adversos é mínima, então as pessoas do público alvo podem tomar tranquilamente", garantiu.

Este ano a meta é imunizar 223 mil pessoas na capital. Segundos dados parciais da manhã de hoje (04), 87.231 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 38,47% da meta. "É fundamental que a população entenda a importância de se vacinar para que não possam contrair os vírus da influenza H1N1, H3N2 e influenza B, que estão aí no ambiente", disse o presidente da FMS Charles da Silveira. "Nós temos como definido pelo Ministério da Saúde o dia D, mas estamos com esta vacinação desde o dia 10 de abril e seguimos até o dia 31 de maio. Nós fazemos esse apelo às pessoas dos públicos-alvo que possam comparecer aos postos de vacinação e efetivar a sua vacina, é importante e é fundamental", completou o presidente.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

Além da vacina, a prevenção deve ser feita com cuidados básicos de higiene. “Devemos sempre lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo com água e sabão, lavar os filtros de ar condicionado mais de uma vez por semana e arejar os ambiente, pois a circulação de ar diminui as chances de contaminação”, aconselha Amariles Borba. “O tratamento deve ser repouso, boa alimentação e hidratação intensa”, completa a diretora.

fms vacinação gripe influenza

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2593/teresina-abre-hoje-04-39-postos-para-dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe