CURSO DE GESTANTE

UBS Poty Velho realiza curso para gestantes abordando cuidados na gravidez e pós-parto

Mais de 20 mulheres irão participar da Semana da Gestante da Unidade Básica de Saúde (UBS) Poty Velho, que promoverá um curso sobre cuidados na gravidez e pós-parto. A atividade inicia segunda-feira (6) e segue até sexta-feira (10) no auditório da UBS nos turnos manhã e tarde. No dia 18, um ensaio fotográfico das futuras mães será realizado na Ponte Estaiada.

O curso, que é realizado duas vezes ao ano, aborda vários tópicos de interesse das gestantes, como seus direitos e deveres, importância do pré-natal, planejamento reprodutivo, amamentação, saúde bucal e cuidados com os bebês. Elas podem ainda conversar com uma doula, que dá orientações sobre o trabalho de parto e a importância dos exercícios antes e depois de dar à luz, e participaram de uma roda de cantigas de ninar. A gestantes também tem a oportunidade de visitar a maternidade que é a referência para elas ao entrarem em trabalho de parto.

“Vamos dá prioridade para àquelas que estão no último trimestre realizarem o ensaio fotográfico, porque a barriga está mais evidente, e as outras vão participar no próximo semestre”, explica Edna Albuquerque, enfermeira saúde da família.

As três equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Poty Velho estão unidas na ação. Edna Albuquerque explica que o objetivo é a troca de experiência entre a equipe e a gestante “Queremos ter essa conversa com elas, mostrando a importância de se fazer o pré-natal, de todo um cuidado preventivo e de promoção à saúde antes dela engravidar, durante o processo da gravidez e no pós-parto”, diz.

*Pré-natal*

A UBS Poty Velho segue o protocolo de acompanhamento das gestantes de acordo com sua classificação de risco: o pré-natal nos casos de baixo e médio risco é feito exclusivamente na unidade, com médico e enfermeiro, enquanto os casos de alto risco são acompanhados pela UBS em parceria com a Maternidade Evangelina Rosa.

Quando a mulher suspeita da gravidez basta procurar a equipe Estratégia Saúde da Família, que vai solicitar os exames e fazer os encaminhamentos necessários, em um trabalho integrado entre médico, enfermeiro e odontólogo. “Se ela já traz o comprovante de que está grávida, a gente encaminha para o dentista, passa o ácido fólico e encaminha para a sala de vacina”, explica Edna Albuquerque. Na oportunidade, é feito ainda o pré-natal masculino, quando o companheiro é convidado para acompanhar a grávida e o médico solicita exames para ver como está sua saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2590/ubs-poty-velho-realiza-curso-para-gestantes-abordando-cuidados-na-gravidez-e-pos-parto