ATENÇÃO BÁSICA

Projeto de Unidade de Saúde diminui quedas de idosos no bairro Poty Velho

A iniciativa vem surtindo efeito e já tem resultados positivos

Projeto de Unidade de Saúde diminui quedas de idosos no bairro Poty Velho

Com a chegada da terceira idade, aumenta a necessidade de realizar ações para prevenir quedas. Pensando nisso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Poty Velho desenvolveu o projeto “Cair de Maduro Só Fruta” e o Esquadrão Anti-Queda “Me Segura Se Não Eu Caio”, que conta com profissionais que visitam as casas da região para alertá-los sobre pequenas ações que os idosos e seus cuidadores podem fazer para evitar quedas.

A iniciativa, que partiu da enfermeira da UBS do Poty Velho, Nancy Loiola, já tem surtido efeito e diminuiu, naquele bairro, de 10 quedas de idosos assistidos pela Estratégia de Saúde da Família, entre janeiro a março de 2018 para 2 quedas no mesmo período em 2019. Segundo o presidente da FMS, Charles Silveira, “o projeto é uma das ações criativas e proativas de servidora. É preciso valorizar as atividades dos profissionais, que impactam na qualidade de vida da população”.

“No ano de 2014, a equipe percebeu que os idosos estavam faltando às atividades da UBS e descobriu que um dos principais motivos era queda. Para reverter à situação, desenvolvemos o projeto ‘Cair de Maduro Só Fruta’ e então realizamos reuniões e, desde o ano passado, fazemos visitas domiciliares para alertar à população sobre fatores de risco para queda, porque queremos os idosos em pé e saudáveis”, ressalta Nancy Loiola.

De acordo com a médica geriatra do Centro de Saúde Lineu Araújo, Janaína Costa Cavalcanti, os idosos apresentam algumas condições que os tornam mais vulneráveis a quedas, como fragilidade ósteo-articular, perda de massa muscular, déficits sensoriais (diminuição da acuidade visual e auditiva), uso de medicamentos, doenças neurológicas, dentre outros fatores.

“As complicações decorrentes de quedas podem impactar na qualidade de vida desses indivíduos. Como consequência, há ocorrências de fraturas, medo de cair, abandono de atividades, modificação de hábitos e imobilidade. Pode até levar a morte, que é consequência menos frequente”, finaliza a médica geriatra do Lineu Araújo.

Dicas para prevenir as quedas de idosos:

-Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios, tapetes e outros objetos.

-Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto.

-Use sapatos com sola antiderrapante; nunca ande só de meias e substitua os chinelos que estão deformados ou frouxos.

-Instale iluminação ao longo do caminho da casa, principalmente para chegar até o banheiro.

-Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

-Tome os medicamentos sempre no horário correto e informe o médico no caso de efeito colateral.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2586/projeto-de-unidade-de-saude-diminui-quedas-de-idosos-no-bairro-poty-velho