FMS fornece Terapias Integrativas à população em Teresina; veja lista

FMS fornece Terapias Integrativas à população em Teresina; veja lista

Cerca de 12 estabelecimentos de saúde da Prefeitura de Teresina ofertam Práticas Terapias Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) à população, como Reiki, Acupuntura e Yoga. O objetivo dessas práticas é complementar a medicina convencional e não substitui-la. Assim, é possível contribuir com a promoção e recuperação da saúde das pessoas.

“As PICS são terapias complementares às condutas terapêuticas já realizadas e têm respaldo científico. É um prazer participar desse processo, poder proporcionar bem- estar aos usuários que se permitem conhecer este novo espaço de cuidado do SUS. O mundo tem acordado para isso e é importante que as pessoas acompanhem essa energia”, destaca Roberta Pompeu, educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Leste.

Roberta Pompeu acrescenta ainda que “no início, os usuários e até alguns profissionais que não conhecem as terapias se mostraram descrentes dos benefícios que poderiam obter. À medida que se permitiram participar das terapias, puderam não somente melhorar sua condição de saúde, seja ela física ou emocional, mas passaram também a divulgar os benefícios destas práticas na comunidade e, assim, a procura foi só aumentando.”, finaliza.

De acordo com o presidente da FMS, Charles Silveira, “ a Fundação prossegue com a sua missão de promover saúde e bem-estar aos usuários do SUS, seja por métodos consolidados na Medicina ocidental, sejam por métodos tradicionais que também são reconhecidos como benefícios no meio científico, como a Yoga. Ficamos satisfeitos com a nossa atuação na área da saúde e ainda mais contentes com os resultados desses programas, que possibilitam uma boa recuperação dos pacientes, além de possuírem viés preventivo”, afirma.

Gabriel Oliveira é assessor de comunicação e um dos beneficiados com a auriculoterapia, terapia que utiliza sementes de mostarda para ativar pontos específicos da orelha. “É bom para aliviar as tensões e dores. É uma alternativa que funciona e espero que essas práticas atinjam o maior número possível de pessoas, principalmente nos bairros para alcançar aquelas que não conhecem ou que não tem poder aquisitivo”, conta.

Confira lista de estabelecimentos de saúde da Prefeitura de Teresina que fornecem terapias integrativas à população:

1.Unidade Básica de Saúde (UBS) Poty Velho: Auriculoterapia, Eutonia, Shantalla, Aromaterapia, Escalda Pés, Plantas Medicinais, Barra de access e Terapia comunitária;

2. UBS Vila da Paz: Auriculoterapia e Shantala;

3. UBS Planalto Uruguai: Auriculoterapia, Reiki, Práticas Meditativas, Terapia Comunitária, Thetahealing,  Fitoterapia e Shantalla;

4.UBS Henrique M. C. Branco - Vale do Gavião: Distribuição de plantas medicinais, Fitoterapia (principio ativo da planta extraído em solução álcool e agua – tintura mãe) e Auriculoterapia;

5.UBS Dr. Chagas Martins - Estaca Zero: Fitoterapia;

6.UBS Francílio Ribeiro de Almeida  - Angelim: Auriculoterapia e ventosaterapia;

7. Hospital da Primavera: Reiki e Yoga;

8.UBS Raimundo N. D. R. Medeiros - Real Copagre: Auriculoterapia,  Reflexologia, Cromoterapia e Fitoauriculoterapia e acupressão palmar e podal, Terapia comunitária, Acupuntura Sistêmica, Massagem Relaxante, Florais de Bach, Aromaterapia e Essências Florais dos Cocais;

9.UBS Antônio Pessoa dos Santos - Vamos ver o Sol: Terapia Comunitária Integrativa;

11.UBS Tânia Melo Rodrigues - Monte Castelo: Lian Gong - da Medicina Tradicional Chinesa, Meditação, Tenda do Conto e Danças Circulares (práticas desenvolvidas pelos residentes da UESPI);

12. UBS Fernando G. C. Lima - Portal da Alegria: Auriculoterapia e Shantala.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2584/fms-fornece-terapias-integrativas-a-populacao-em-teresina-veja-lista