TROCA DE CONHECIMENTOS

Redes de Atenção à Saúde Mental de Teresina são discutidas em Seminário da Uespi

O evento tem a finalidade de integrar instituições de saúde e ajuda social para agirem juntas

Acontecerá amanhã, 30, o Seminário ‘Redes de Atenção em Saúde no Contexto Atual: Avanços e Desafios’. O evento será no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), de 8h às 17h. A atividade reunirá diversos profissionais de órgãos estaduais e municipais. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina participará através de Sayonara Lima, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e uma das idealizadoras do projeto RIA (Rede, Instituições e Articulação).

“A RIA tem como objetivo articular órgãos da saúde, da assistência social e outras áreas a se unirem em prol de um acompanhamento mais completo dos usuários da Rede de Saúde Mental. As RIAs atuam em toda a cidade de Teresina e se dividem por zona: Norte, Sul, Leste e Sudeste, reunindo órgãos como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), CREAS, Centros de Referência, ONGs, e mais áreas como segurança pública e educação. Estes órgãos se reúnem mensalmente, quando discutem casos e planejam ações intersetoriais e atividades intergeracionais para acolher os usuários e permitir que eles se sintam parte de seus territórios também”, explica Sayonara Lima.

As RIAs foram pensadas com o propósito de reinserir no território a pessoa com transtorno mental, para que ela possa usar todos os dispositivos que esse território dispõe, não apenas os CAPS. “A gente faz articulações para sensibilizar estes atores, para que eles acolham as demandas das pessoas com transtorno mental, uma vez que elas têm necessidades e demandas outras, que não podem ser supridas pelos CAPS”, diz Sayonara.

O Seminário ‘Redes de Atenção em Saúde no Contexto Atual: Avanços e Desafios’ é uma das atividade do Projeto de Extensão Integra Rede Uespi, que atua principalmente na Maternidade Evangelina Rosa, CRAS, CAPS, ONGs, nos bairros Monte Castelo e Cristo Rei. O evento tem a finalidade de integrar essas instituições de saúde e ajuda social para agirem juntas em prol de melhores condições para os usuários desses serviços. As inscrições para participar do seminário são gratuitas e serão feitas no local do evento. A certificação é de 8 horas.

Confira a programação do Seminário de Redes de Atenção em Saúde no Contexto Atual:

Manhã

-7:00 às 8:00 Credenciamento

-8:00 às 8:30 Acolhimento/ Apresentação cultural ( corpo de dança Uninovafapi)

-8:30 às 9:00 – Mesa de Abertura ( Reitor, Diretor, PROP, MS, Andrea, Vinícius, Michelle)

-9:00 Palestra Magna – Tema : RAS: “Percursos Epistemológicos”

-9:40 Mesa Redonda I

. RUE – Samara Félix

. RAPS – Sofia Laurentino

. Rede Cegonha

. Sayonara Genilda – RIA

-12:00 – Intervalo para Almoço