COMBATE AO MOSQUITO

Parque Sul e Ininga recebem mutirão de combate à dengue

O objetivo da Faxina é conscientizar a população e proporcionar a retirada de utensílios que a limpeza não recolhe

O mutirão de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina, a Faxina nos Bairros, segue percorrendo a cidade em busca dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Amanhã (27), a partir das 8h da manhã, os bairros Ininga e Parque Sul, nas zonas Leste e Sul da capital, recebem a ação.

Segundo a gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Oriana Bezerra, o primeiro objetivo da Faxina é proporcionar à população a retirada de utensílios que a coleta regular não leva durante a semana, como vasos sanitários, carcaças de geladeira, fogão, e outros materiais de grande porte. A população é orientada pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza interna e depositar esse material nas calçadas, para que sejam recolhidos pelas equipes de limpeza no sábado.

“O outro objetivo se fazer uma conscientização dos moradores sobre a responsabilidade e a importância da manutenção do ambiente livre de potenciais criadouros. Que tipo de potencial criadouro? Qualquer um que acumule água”, comenta a gerente. Para isso, profissionais da FMS promovem uma caminhada nas ruas, conversando com moradores e transeuntes sobre as formas de evitar o acúmulo de água e consequentemente a reprodução do mosquito.

No Parque Sul, o ponto de encontro da equipe será na escola municipal Escola Municipal Jornalista João Emílio. De lá, a equipe percorre o quadrante formado pelas ruas Raimundo Porfírio Farias, Arquelau Siqueira Amorim e Avenida Agricolândia. Já no Ininga, o quadrante percorrido será o formado pelas ruas Ulisses Marques, Professor Nodgi Nogueira e Avenida Raul Lopes, com ponto de encontro na CMEI Noé Araújo Fortes.

A Faxina nos Bairros é uma promoção da Fundação Municipal de Saúde e das Superintendências de Desenvolvimento Urbano de cada área. A ação tem os objetivos de sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente eletrodomésticos em que a coleta de lixo diária não retira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2579/parque-sul-e-ininga-recebem-mutirao-de-combate-a-dengue