INFORMATIZAÇÃO

FMS traz técnicos do Ministério da Saúde para aperfeiçoar e-SUS da capital

A Estratégia e-SUS AB preconiza registro individualizado das informações em saúde

FMS traz técnicos do Ministério da Saúde para aperfeiçoar e-SUS da capital

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) trouxe à Teresina técnicos do Laboratório Bridge, responsáveis por desenvolver o ‘Sistema e-SUS Atenção Básica’ junto ao Ministério da Saúde. O objetivo dos técnicos virem à capital é o de aperfeiçoar o e-SUS, que é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da Atenção Básica (AB) em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

“A gestão da FMS viu a necessidade de melhorar ainda mais o e-SUS na capital. Então, convidamos os técnicos do Ministério da Saúde para que possamos aperfeiçoar as ferramentas do e-SUS com o objetivo de aprimorarmos os acesso e darmos uma resposta mais ágil ao profissional que trabalha na ponta (ou seja, nas unidades de saúde), realizando o atendimentos aos usuários SUS. Dando resoluções rápidas em relação ao uso de relatórios, atendimento no prontuário eletrônico, uso de fichas”, explica Karoline Alencar,  gerente do Sistema de Informação da Atenção Básica em Saúde da FMS.

A Estratégia e-SUS AB preconiza: Individualizar o registro: registro individualizado das informações em saúde, para o acompanhamento dos atendimentos aos cidadãos; integrar a informação: integração dos diversos sistemas de informação oficiais existentes na AB, a partir do modelo de informação; reduzir o retrabalho na coleta de dados: reduzir a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento (fichas/sistemas) ao mesmo tempo; informatizar as unidades: desenvolvimento de soluções tecnológicas que contemplem os processos de trabalho da AB, com recomendações de boas práticas e o estímulo à informatização dos serviços de saúde.

Além de também preconizar a gestão do cuidado: introdução de novas tecnologias para otimizar o trabalho dos profissionais na perspectiva de realizar a gestão do cuidado; coordenação do cuidado: a qualificação do uso da informação na gestão e no cuidado em saúde na perspectiva de integração dos serviços de saúde.

fms e-SUS Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2572/fms-traz-tecnicos-do-ministerio-da-saude-para-aperfeicoar-e-sus-da-capital