APRENDIZADO

FMS e UFPI promovem conversa com estudantes de odontologia

A pauta foi a funcionalidade da odontologia dentro da Atenção Básica de Saúde e do SUS como um todo

Conhecer o funcionamento do sistema público é esclarecedor para futuros profissionais de saúde, que podem planejar seu futuro com expectativas reais sobre o mercado de trabalho. Assim, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu hoje (24) alunos do quarto e oitavo período do curso de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para uma conversa com os gestores da área e futuros colegas de profissão.

Os estudantes da disciplina de Odontologia Coletiva, acompanhados de seus professores, discutiram a funcionalidade da odontologia dentro da Atenção Básica de Saúde e do SUS como um todo. “Foi um momento de debate, onde nós discutimos as ações de planejamento do município, como o dentista na ponta está atendendo a população, quais os procedimentos que são feitos pelos dentistas do município, como referenciar e encaminhar alguns casos”, informou o gerente de Saúde Bucal da FMS, Rodrigo Martins.

O professor da UFPI Otacílio Batista explica que a ação faz parte de um projeto de integração ensino-serviço-comunidade, que procura aproximar a graduação dos serviços de saúde. “Normalmente a gente se aproxima dos serviços assistenciais por meio do estágio nas unidades de saúde, mas a gente reconheceu a necessidade de conversar com os serviços não apenas na assistência, mas também na gestão”, relata o professor. “Essa conversa é extremamente rica para os alunos perceberem que como profissionais de saúde, além da assistência, eles também podem ocupar espaços na gestão. Por isso, saber o que esses profissionais da gestão fazem e como eles trabalham”, diz.

Rodrigo Martins frisou a importância do diálogo entre ensino e gestão para a formação de futuros profissionais. “Estes estudantes serão nossos futuros colegas dentistas, que provavelmente serão profissionais do município de Teresina, tendo em vista que sempre temos concursos públicos para a odontologia. Já conhecendo o sistema, certamente estes alunos estarão capacitados para se tornarem integrantes dele”, finalizou o gerente de saúde bucal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2571/fms-e-ufpi-promovem-conversa-com-estudantes-de-odontologia