SAÚDE MENTAL

CAPSi leva serviços de saúde mental para a praça do Morada do Sol

Será na praça do bairro Morada do Sol, próxima quinta-feira (25) das 16h às 18h

 

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi) promove o CAPSi Itinerante, uma atividade de conscientização sobre a saúde mental. Será na praça do bairro Morada do Sol, próxima quinta-feira (25) das 16h às 18h.

 Como explica a coordenadora do CAPSi, Sayonara Lima, o objetivo do evento é mostrar à população da zona Leste a importância da qualidade de vida para a saúde mental. “Vamos levar as atividades que a gente oferece para nossas crianças e adolescentes, promovendo saúde e principalmente saúde mental”, afirma.

 Para isso, serão desenvolvidas diversas ações, como brincadeiras, contação de histórias, oficina de corte e colagem, práticas corporais como dança e circuito, esclarecimentos sobre questão social, saúde mental e alimentação saudável. O CAPSi conta ainda com a parceria da Fundação Monsenhor Chaves – que vai levar um teatro de fantoches para a praça – e da faculdade Estácio, com orientações na área de fisioterapia, nutrição e educação física.

“Esperamos promover uma tarde divertida e também instrutiva para a população da zona leste, e mostrar nosso trabalho”, disse Sayonara Lima.

 CAPSi

O Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil - Dr.Alexandre Nogueira é um serviço multidisciplinar que tem como público alvo crianças e adolescentes de 2 a 18 anos incompletos com transtornos mentais graves, severos e persistentes, assim como usuários de álcool e/ ou outras drogas. Atualmente, 475 usuários estão cadastrados no serviço.

Para isso, dispõe de uma equipe técnica composta por: dois psicólogos, três assistentes sociais, uma artesã, um cuidador, duas enfermeiras, três técnicas de enfermagem, uma nutricionista, um psiquiatra, uma fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.

Com horário de funcionamento das 08h às 18h de segunda a sexta-feira, o CAPSi oferta atendimentos individuais; Grupos Terapêuticos; Trabalho Social com famílias através de atividades com temas socioeducativos; Atendimento individualizado à família; Oficinas de produção que fomentem o enriquecimento das habilidades, como artesanato, desenho e pintura; Práticas de expressão e comunicação; Visitas domiciliares; Tratamento medicamentoso; Atividades comunitárias; Práticas corporais e Orientação medicamentosa; Busca ativa; Matriciamento; Educação permanente sobre saúde mental para os próprios profissionais; Triagem; Planejamento dietético para usuários, no que diz respeito a alimentação saudável; Ações de articulação de rede intra e intersetoriais; Atenção às situações de crise quando necessário; Integralização e datas comemorativas.


Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2569/capsi-leva-servicos-de-saude-mental-para-a-praca-do-morada-do-sol