BOAS PRÁTICAS

FMS apresenta experiências exitosas na Atenção Básica

As iniciativas foram mostradas no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí

FMS apresenta experiências exitosas na Atenção Básica

Os participantes do IX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (CONSEMS) conheceram hoje as experiências exitosos desenvolvidos na rede de saúde pública de Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) também montou um stand para demonstração de terapias integrativas e terapêuticas oferecidas aos usuários do SUS de Teresina, como Reiki, fitoterapia (chás) e Acupuntura.

Durante a manhã de hoje os participantes do evento conheceram o trabalho realizado pela UBS Cristo Rei que com a parceria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tem ampliado as ações junto à comunidade. As ações inovadoras da UBS Poti Velho no trabalho com idosos, Projetos Memória Ativa e Cair de Maduro Só Frutas, e do uso das terapias complementares também foram apresentadas aos participantes do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piaui.

A ampliação do acesso e acessibilidade para usuários de uma unidade básica de saúde da zona rural, saúde na escola com estratégias lúdicas para a promoção da saúde bucal além de práticas corporais também foram apresentadas. A FMS também mostrou como tem usado o sistema E-SUS como ferramenta de avaliação e monitoramento das ações das equipes de Saúde da Família no município de Teresina.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, “o Congresso permitirá identificar os processos de avanços e desafios enfrentados na área da saúde do estado do Piauí. Os conhecimentos adquiridos poderão direcionar ainda mais as ações dos gestores para o aperfeiçoamento do Sistema de Saúde, proporcionando um atendimento de qualidade aos usuários”, afirma.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2567/fms-apresenta-experiencias-exitosas-na-atencao-basica