CONSULTÓRIO NA RUA

Consultório itinerante leva ações de saúde para pessoas em situação de rua em Teresina

Consultório na Rua atende pessoas em situação de rua, permitindo que elas tenham acesso aos serviços de saúde.

Joff Colly da Costa Lima, de 43 anos de idade, mora nas ruas de Teresina há 18 anos. Ele é uma das centenas de pessoas atendidas pelo “Consultório na Rua”, dispositivo da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que, através de uma equipe multiprofissional, circula pela cidade em uma van em busca de atender pessoas em situação de rua, permitindo que elas tenham acesso aos serviços de saúde.

Ele, que conta ter esperança de sair das ruas e ter uma casa para morar, se diz satisfeito com o trabalho do Consultório na Rua: “Estão todos de parabéns, eles me ajudam muito. Agora, quero ajeitar os meus dentes para ficar com 'sorriso colgate'”, finaliza.

Atualmente, cerca de 626 pessoas em situação de rua estão cadastradas no Consultório na Rua, entre ativos e inativos. “Essa população está crescendo a cada dia e, inclusive, pessoas que tinham vida organizada, agora estão se tornando os chamados moradores de rua. A população pode enxergá-las como usuários de droga e não ver as suas histórias de vida. É preciso que tenhamos um olhar diferenciado para eles e acabarmos com o preconceito”, explica a assistente social Melissa Lima.

Maria Auxiliadora, de 48 anos, que também está em situação de rua, conta que precisou de serviço médico em razão de constantes dores de cabeça. “O médico (do Consultório na Rua) solicitou exames e achei o atendimento ótimo”. Ela diz que a falta de emprego é uma das causas de sua permanência na rua. “Quando estou trabalhando de serviço doméstico, procuro pagar aluguel de casa. Quando não posso trabalhar, fico no meio da rua. É muita dificuldade, mas o que mais temo é o perigo”.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, “antigamente, a população em situação de rua era excluída dos serviços públicos. Hoje, é possível contar com um acolhimento humanizado no local em que vivem. A equipe é composta por médico, assistente social, enfermeiro, psicólogo, motorista e redutor de danos que percorrem as ruas levando ações de saúde para melhorar o bem-estar físico e mental desse público.”

Entre os problemas de saúde mais recorrentes no público em situação de rua, o médico do Consultório na Rua, Alan Lira, explica que “as dermatomicoses são comuns, já que alguns deles dormem no chão, em papelão ou em ambientes úmidos. Os problemas respiratórios também ocorrem, como pneumonia e tuberculose e, como alguns fazem uso de álcool e outras drogas, associado à alimentação por muitas vezes precária isso acaba desencadeando problemas de ordem cardiovascular, como hipertensão arterial e diabetes”.

“Após avaliação da situação de saúde do usuário, se identificamos o problema e este tiver solução imediata, fazemos o possível para resolver a sua necessidade de saúde no local da abordagem ou, se for necessário, orientamos para que procurem a UBS de referência para dar continuidade ao tratamento. Agora, se for identificado que o usuário precisa de consulta especializada, fazemos o encaminhamento via sistema Gestor Saúde, como predita o SUS; quando o caso é grave, articulamos com a rede para levar o usuário a ambiente hospitalar”, finaliza Alan Lira.

Consultório na Rua disponibiliza telefone para receber demandas da população

De acordo com a enfermeira Marina Leite o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no turno da tarde e o telefone (86) 99421-5752 é destinado ao recebimento de demandas do serviço. Nas segundas-feiras, é atendido esse público na Unidade Básica de Saúde Cidade Verde, por trás do Verdão e entre terça e sexta-feira, a equipe fica atendendo nas ruas, nas principais praças ou em locais em que há identificação dessa população.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2558/consultorio-itinerante-leva-acoes-de-saude-para-pessoas-em-situacao-de-rua-em-teresina