COMBATE AO MOSQUITO

São Sebastião e Alto Alegre recebem Faxina nos Bairros amanhã (13)

A Faxina é promovida pela FMS, em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região.

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, segue amanhã (13) com a Faxina nos Bairros, atividade de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina. A partir das 8h da manhã, as equipes estarão nos bairros São Sebastião (zona Sudeste) e Alto Alegre (zona Norte).

A Faxina é promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. No São Sebastião, as equipes vão se reunir no Campo de Futebol da Vila Bagdá, e de lá percorrer o quadrante formado pela Rua 01 do Loteamento Todos os Santos, Rua 05, Rua 08, Rua Ervitônio Teodoro e Avenida Noé Mendes. Já no Alto Alegre, será percorrido o quadrante formado pelas ruas Castelo do Piauí, Amarante, Pescador Raimundo Salvino, João Isidoro França e Sapucaia, com ponto de encontro na Praça do Itaperu.

A Faxina é fruto da colaboração entre setor público e comunidade na recolhida do lixo doméstico, que tem potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. “Nosso objetivo é percorrer bairros em todas as zonas da cidade recolhendo aquele lixo das residências que não eram recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral que pudessem se tornar foco para proliferação do Aedes”, explica Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da capital.

Para isso, os gestores contam com a parceria da população, que durante a semana é orientada pelos agentes de saúde a fazer a limpeza em suas próprias casas e depositar o lixo no sábado para a coleta. Neste dia ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito.

A Faxina nos bairros acontece desde 2015 e veio com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. Como ainda não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito; por isso, a eliminação de objetos inutilizados que venham a acumular água é essencial, já que o Aedes aegypti se reproduz em água limpa e parada.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2551/sao-sebastiao-e-alto-alegre-recebem-faxina-nos-bairros-amanha-13