CONTROLE SOCIAL

Usuários, gestores e trabalhadores debatem propostas de saúde em conferência municipal

Com o tema “Democracia e Saúde”, o evento acontece hoje (09) e amanhã (10).

Usuários, gestores e trabalhadores da saúde de Teresina estão reunidos hoje (09) e amanhã (10) na 9ª Conferência Municipal de Saúde, que tem por objetivo debater propostas para o Plano Nacional de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde”, o evento acontece no espaço Helena Sousa do Atlantic City, nos turnos manhã e tarde.

A conferência municipal é mais uma etapa rumo à Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília no mês de agosto. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivan Cabral, o objetivo do evento é debater as propostas que vieram das pré-conferências municipais de saúde (que aconteceram no último mês), onde usuários de todas as regiões da cidade foram reunidos e ouvidos. “A gente sabe que a participação da sociedade é importantíssima, por isso nosso papel como controle social é fazer essa abertura”, esclarece ele. “A participação da sociedade é garantida por lei, e estamos aqui na defesa do SUS, que é nosso. Para não apenas mostrar os problemas mas também as soluções”, disse Ivan Cabral.

O presidente do Conselho mencionou a importância do cofinanciamento do SUS pelos governos federal, estadual e municipal, especialmente em casos como o de Teresina, que gasta 35% de seu orçamento em saúde e recebe pacientes de todo o Piauí e até de estados vizinhos. Esta preocupação é compartilhada com os usuários, por meio de conselheiros representantes como Adalgisa Costa. “Pra nós usuários, o SUS é o melhor plano de saúde que existe, então a gente está nessa luta para garantir o financiamento do SUS e a permanência do usuário com direito ao SUS”, disse.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira, enfatizou o poder da mobilização popular. “Grandes transformações aconteceram no Sistema Nacional de Saúde através da presença da população nestas conferências. A participação comunitária é fundamental para que os órgãos públicos e gestores, em conjunto com essas instituições, possam melhorar o funcionamento do sistema que é universal, é igualitário e tem que ser para todos”, afirma o presidente.

A programação conta com mesas redondas, que abordarão três eixos temáticos: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS. Ao final do evento, as propostas serão consolidadas e serão eleitos os delegados que representarão Teresina na Conferência Estadual de Saúde, que acontece no mês de junho. De lá, serão definidas as propostas para a etapa nacional.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2539/usuarios-gestores-e-trabalhadores-debatem-propostas-de-saude-em-conferencia-municipal