HUT

Serviço Social do HUT promove encontros com familiares de crianças internadas na UTI Pediátrica

A UTI Pediátrica do HUT possui 10 leitos, sendo que atualmente seis são ocupados com crianças consideradas moradoras

Serviço Social do HUT promove encontros com familiares de crianças internadas na UTI Pediátrica

 

Criança internada é sempre motivo de muitas dúvidas e incertezas para a família e amigos. Com o intuito de tentar minimizar esse sofrimento o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está promovendo, mensalmente, por meio do seu Projeto Dialogando, um encontro multiprofissional com os familiares e responsáveis pelas crianças internadas na UTI Pediátrica. O objetivo do Projeto é proporcionar uma maior interação das equipes com as famílias, além de promover um diálogo mais esclarecedor e acolhedor.

Dr. Carlos Leonardo, médico intensivista pediátrico, destacou que durante essas reuniões é possível fazer uma explicação mais detalhada do quadro clínico das crianças e, assim, deixar os pais e familiares mais tranqüilos e seguros.

“Esclarecemos da forma mais transparente possível, sobre o tratamento instituído para tentar restaurar a saúde das crianças internadas. Dessa forma, estreitamos os laços com os familiares e fortalecemos a confiança nas equipes de saúde. Já percebemos que esses encontros tem colaborado muito para tornar ainda mais ativa a participação das famílias no processo de recuperação dos nossos pequenos pacientes”, explicou o médico.

Vindo da cidade de Parnaíba, distante cerca de 340 Km de Teresina, o senhor Antônio Francisco, participou da reunião realizada essa semana para tirar dúvidas sobre o quadro de saúde do neto que está internado na UTI Pediátrica, por conta de uma pneumonia bilateral grave. Ele disse que achou a conversa muito esclarecedora e que serviu para tranqüilizar mais a família. “Como o tempo de visita na UTI é restrito ficamos apreensivos, querendo saber mais detalhes do tratamento. Com esse encontro, tive a oportunidade de tirar muitas dúvidas e agora poder acompanhar a recuperação do meu neto mais tranqüilo”, disse.

Josélia Macedo, assistente social do HUT, que acompanha de perto os casos das crianças internadas na UTI, comentou que o Projeto Dialongando, capitaneado pelo Serviço Social do Hospital, tem facilitado a comunicação da equipe multiprofissional com as famílias. “Nesses encontros deixamos claro qual a função de cada profissional da equipe para que compreendam o papel de cada um. É nesse momento também que repassamos horários de visitas, bem como normas e rotinas para que a estadia das famílias se torne a menos dolorosa possível. O Serviço Social também se preocupa com o lado social de cada família e acompanha todo o processo de internação até a alta hospitalar”, explicou Josélia.  

A UTI Pediátrica do HUT possui 10 leitos, sendo que atualmente seis são ocupados com crianças consideradas “moradoras”, ou seja, internadas sem previsão de alta. Além disso, o HUT mantém uma enfermaria adaptada com mais quatro crianças também consideradas moradoras, mas que já iniciaram o processo de desospitalização. Todas as famílias dessas crianças são acompanhadas pelo Serviço Social do Hospital.

  • reuniao do Projeto Dialogando
  • reunião do Projeto Dialogando
  • reunião do Projeto Dialogando
Tags:
fms hut serviço social

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2538/servico-social-do-hut-promove-encontros-com-familiares-de-criancas-internadas-na-uti-pediatrica