FAXINA

População se mobiliza para combate ao Aedes durante Faxina nos Bairros

Essa é nona edição da atividade.

Mobilizar e conscientizar a população para a mudança de atitude. Esse é o propósito da Operação Faxina nos Bairros, ação realizada todos os sábados pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), em busca de focos do mosquito Aedes aegypti.

As comunidades tem atendido o chamamento da Prefeitura de Teresina e fazendo a sua parte colocando todo o material inservível de suas residências na porta para ser recolhido pelas equipes de limpeza. O prefeito Firmino Filho tem percorrido todos os bairros contemplados com a faxina e tem vistoriado as casas juntamente com os agentes de endemias. Na manhã de hoje (27) o chefe do executivo municipal acompanhou as equipes na ação realizada no bairro Satélite, zona Leste da cidade, que contou com a participação de líderes comunitários e do grupo de capoeira na praça, que levou seu canto e sua mensagem aos moradores do bairro.

“Estamos na nona edição da Faxina nos Bairros e a cada semana me surpreendo com a participação e o engajamento da comunidade. Essa operação é fundamental para mantermos a cidade limpa e livre de focos do Aedes aegypti. O jogo mudou, além da dengue temos também a chikungunya e a zika, essa última relacionada aos casos de microcefalia, que causa danos irreparáveis à saúde. Portanto, esse processo de vistoria das casas é imprescindível, deixar o agente de endemia adentrar as residências é uma necessidade, tendo em vista de que de cada 10 focos, oito estão dentro das residências. Dessa forma, se temos compromisso com o futuro das nossas crianças e com a saúde, precisamos mudar de atitude”, disse o prefeito.

A Faxina nos Bairros tem acontecido todos os sábados desde o mês de dezembro. Durante a semana, os agentes de saúde solicitam à população que depositem todo o lixo doméstico, inclusive aqueles de grande porte que estejam nos quintais com potencial de se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDUs percorrem a rua recolhendo todo este material. Além disso são utilizados drones na ação, que sobrevoam áreas de difícil acesso. São vistoriados com o drone os imóveis desabitados e aqueles em que os agentes tenham dificuldade de contato visual para saber se no local há criadouros do mosquito transmissor da doença.

“Essa ação é maravilhosa e estamos engajados para mantermos nosso bairro limpo. Nossa comunidade se sente feliz e prestigiada com essas ações da Prefeitura de Teresina, que tem demonstrado preocupação com os moradores. Nosso bairro é grande e temos feito um boca a boca, falando com todas as pessoas para que possamos manter nossas casas livres de doenças e o bairro um ambiente saudável para todos” disse Maria da Conceição Ferreira, membro da Associação das Mulheres Acolhedoras do Satélite.

 

Além do Satélite, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) estiveram nos bairros Cabral (zona Norte), Três Andares (zona Sul) e Novo Horizonte (zona Sudeste). “A Faxina nos Bairros tem acontecido todos os sábados desde o mês de dezembro. Em oito edição já recolhemos mais de 1.600 toneladas de lixo. Além da limpeza, a faxina também tem um viés educativo. Os agentes de endemias percorrem as casas dos bairros contemplados fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos. A população tem colaborado com nosso trabalho, mas continuamos lutando para acabar com as ameaças trazidas pelo mosquito”, afirmou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

Tags:
faxina nona edição bairros

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/253/populacao-se-mobiliza-para-combate-ao-aedes-durante-faxina-nos-bairros