FAXINA

População se mobiliza para combate ao Aedes durante Faxina nos Bairros

Essa é nona edição da atividade.

Mobilizar e conscientizar a população para a mudança de atitude. Esse é o propósito da Operação Faxina nos Bairros, ação realizada todos os sábados pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), em busca de focos do mosquito Aedes aegypti.

As comunidades tem atendido o chamamento da Prefeitura de Teresina e fazendo a sua parte colocando todo o material inservível de suas residências na porta para ser recolhido pelas equipes de limpeza. O prefeito Firmino Filho tem percorrido todos os bairros contemplados com a faxina e tem vistoriado as casas juntamente com os agentes de endemias. Na manhã de hoje (27) o chefe do executivo municipal acompanhou as equipes na ação realizada no bairro Satélite, zona Leste da cidade, que contou com a participação de líderes comunitários e do grupo de capoeira na praça, que levou seu canto e sua mensagem aos moradores do bairro.

“Estamos na nona edição da Faxina nos Bairros e a cada semana me surpreendo com a participação e o engajamento da comunidade. Essa operação é fundamental para mantermos a cidade limpa e livre de focos do Aedes aegypti. O jogo mudou, além da dengue temos também a chikungunya e a zika, essa última relacionada aos casos de microcefalia, que causa danos irreparáveis à saúde. Portanto, esse processo de vistoria das casas é imprescindível, deixar o agente de endemia adentrar as residências é uma necessidade, tendo em vista de que de cada 10 focos, oito estão dentro das residências. Dessa forma, se temos compromisso com o futuro das nossas crianças e com a saúde, precisamos mudar de atitude”, disse o prefeito.

A Faxina nos Bairros tem acontecido todos os sábados desde o mês de dezembro. Durante a semana, os agentes de saúde solicitam à população que depositem todo o lixo doméstico, inclusive aqueles de grande porte que estejam nos quintais com potencial de se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDUs percorrem a rua recolhendo todo este material. Além disso são utilizados drones na ação, que sobrevoam áreas de difícil acesso. São vistoriados com o drone os imóveis desabitados e aqueles em que os agentes tenham dificuldade de contato visual para saber se no local há criadouros do mosquito transmissor da doença.

“Essa ação é maravilhosa e estamos engajados para mantermos nosso bairro limpo. Nossa comunidade se sente feliz e prestigiada com essas ações da Prefeitura de Teresina, que tem demonstrado preocupação com os moradores. Nosso bairro é grande e temos feito um boca a boca, falando com todas as pessoas para que possamos manter nossas casas livres de doenças e o bairro um ambiente saudável para todos” disse Maria da Conceição Ferreira, membro da Associação das Mulheres Acolhedoras do Satélite.

Além do Satélite, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) estiveram nos bairros Cabral (zona Norte), Três Andares (zona Sul) e Novo Horizonte (zona Sudeste). “A Faxina nos Bairros tem acontecido todos os sábados desde o mês de dezembro. Em oito edição já recolhemos mais de 1.600 toneladas de lixo. Além da limpeza, a faxina também tem um viés educativo. Os agentes de endemias percorrem as casas dos bairros contemplados fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos. A população tem colaborado com nosso trabalho, mas continuamos lutando para acabar com as ameaças trazidas pelo mosquito”, afirmou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

faxina nona edição bairros

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/253/populacao-se-mobiliza-para-combate-ao-aedes-durante-faxina-nos-bairros