CAPACITAÇÃO

Raul Bacellar promove atualização para profissionais da coleta de sangue

O objetivo da capacitação é qualificar os profissionais para minimizar erros e perdas de amostra, melhorando assim a qualidade dos exames.

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar está trabalhando para aprimorar o serviço de coleta de sangue para exames na rede de saúde de Teresina. Para isso, os profissionais da área passam por uma atualização, que acontece a partir de amanhã (09) até o dia 11 abril pela manhã, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Estamos capacitando os flebotomistas, que são os responsáveis pela coleta de sangue nas Unidades Básicas de Saúde, e os técnicos que atuam na rede hospitalar”, informa Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacellar. Ela informa que o objetivo da capacitação é qualificar os profissionais para minimizar erros e perdas de amostra, melhorando assim a qualidade dos exames realizados na rede de saúde municipal.

O laboratório municipal atua tanto na atenção básica em saúde como também na rede hospitalar. Além de realização de exames para diagnóstico dos mais variados tipos de doenças, o laboratório é também um grande processador de dados de saúde imprescindíveis ao gerenciamento das ações estratégicas em saúde pública do Piauí.

Atualmente o Raul Bacellar conta com uma equipe de 136 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. Em 2018, foram realizados 2.461.172 exames, englobando as áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, sorologia, citologia oncótica, urinálise, parasitologia, baciloscopia, TRM e cultura para tuberculose.

RESULTADOS ONLINE

No total dos postos de coleta do Raul Bacellar, todos estão informatizados, imprimindo os resultados na própria unidade, bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo sitewww.pulsesaude.com.br .

“Quando ele sai da sala de coleta ele recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado, de casa, ou na própria unidade de saúde”, afirma Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacellar.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2529/raul-bacellar-promove-atualizacao-para-profissionais-da-coleta-de-sangue