EXAMES

Laboratório da Prefeitura realizou mais de 250 mil exames em janeiro

O Raul Bacelar atendeu 33.874 pessoas que fizeram exames nos 106 postos de coleta localizados nas UBS do município

Laboratório da Prefeitura realizou mais de 250 mil exames em janeiro

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, realizou no mês de janeiro 251.275 exames. Atendendo 33.874 pessoas que fizeram exames nos 106 postos de coleta localizados nas unidades de saúde do município.

“Superamos nossa média mensal que é de 200 mil, fazendo mais de 50 mil exames sem onerar o sistema, pois utilizamos equipamentos automatizados, que já trabalham com essa variação de quantitativo”, explica Evelma Vasconcelos, diretora do Laboratório Raul Bacelar. O laboratório municipal atua tanto na atenção básica em saúde como também na rede hospitalar. Além de realização de exames para diagnóstico dos mais variados tipos de doenças, o laboratório é também um grande processador de dados de saúde imprescindíveis ao gerenciamento das ações estratégicas em saúde pública do Piauí.

"O Laboratório Raul Bacelar é  totalmente informatizado o que garante rapidez e segurança na entrega de exames. É  um  orgulho para a Fundação Municipal de Saúde, afinal os exames são a peça chave para um tratamento mais efetivo", diz Charles Silveira, presidente  da FMS.

Atualmente o Laboratório Raul Bacelar conta com uma equipe de 136 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. Em 2018, foram realizados 2.461.172 exames, englobando as áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, sorologia, citologia oncótica, urinálise, parasitologia, baciloscopia, TRM e cultura para tuberculose.

RESULTADOS ONLINE

No total dos postos de coleta do Raul Bacelar, todos estão informatizados, imprimindo os resultados na própria unidade, bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo site  www.pulsesaude.com.br . “Quando ele sai da sala de coleta ele recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado, de casa, ou na própria unidade de saúde”, afirma Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacelar.

A Prefeitura de Teresina busca a modernização dos serviços aos usuários da rede pública de saúde. Desde agosto de 2017 o Laboratório Raul Bacelar implantou uma nova forma de disponibilizar os resultados de exames, que passou a ser online.

fms raul bacelar

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2404/laboratorio-da-prefeitura-realizou-mais-de-250-mil-exames-em-janeiro