FAXINA NOS BAIRROS

Quinta etapa do Faxina nos Bairros recolhe 252 toneladas de lixo

A ação é realizada pela FMS e SDUs, com apoio das associações de moradores dos bairros.

Quinta etapa do Faxina nos Bairros recolhe 252 toneladas de lixo

Um total de 252 toneladas de lixo foi recolhido na quinta etapa operação Faxina nos Bairros, realizada semanalmente pela Prefeitura de Teresina, que tem por objetivo eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), com apoio das associações de moradores dos bairros.

Até o momento, foram recolhidas 1074 toneladas de lixo em toda a capital. Na faxina do último sábado (16), foram recolhidas 116 toneladas de lixo na zona Leste, 86 na Norte, 13 na Sudeste e 35 toneladas na zona Sul. Foram contemplados os bairros Aroeiras (Nova Teresina) na zona Norte, Gurupi na zona Sudeste, Pio XII na zona Sul e Verde Lar (Santa Bárbara) na zona Leste, bem como o Povoado Alegria, primeira localidade da zona rural a receber a ação.

O presidente da FMS, Francisco Pádua, explica como funciona a Faxina nos Bairros. “Durante a semana, a população recebe orientações para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito”, diz ele. “No sábado, as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado, além de fornecer informações e orientações sobre o combate ao mosquito”, completa o presidente.

“Com a chegada do período chuvoso, propício para a proliferação do Aedes aegypti, devemos evitar a todo custo o acúmulo de lixo”, afirma Franciso Pádua. “Temos orientado a população, muita gente tem colaborado, mas ainda temos uma pequena parcela que insiste em manter materiais inservíveis nos seus quintais e que podem ser focos de doenças nas residências e causar problemas para coletividade”, diz.

A próxima faxina será no dia 23 (sábado), na região do Lagoas do Norte e ainda os bairros Renascença II (zona Sudeste), Distrito Industrial (zona Sul) e Uruguai (zona Leste). A programação da operação já está fechada até o próximo dia 30 de janeiro.

Faxina nos Bairros dengue zika chikungunya aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/202/quinta-etapa-do-faxina-nos-bairros-recolhe-252-toneladas-de-lixo