HANSENÍASE

FMS organiza ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase

Programação começa na próximo dia 27 de janeiro.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está preparando ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no fim deste mês. A programação começa com uma ação no Shopping da Cidade, no próximo dia 27 (quarta-feira).

Neste dia será instalada uma tenda no local com a presença de profissionais do Programa de Combate à Hanseníase da FMS. Eles estarão distribuindo material educativo e dando orientações aos comerciantes do local, clientes e transeuntes em geral.

Já no dia 27 de fevereiro será organizado um grande mutirão no Hospital Getúlio Vargas (HGV). “Será um momento de intensificação do trabalho já realizado pelas equipes Estratégia Saúde da Família”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS. Os agentes comunitários de saúde realizarão o encaminhamento de casos suspeitos, que neste dia passarão pelo exame de um dermatologista para diagnóstico e posterior tratamento da doença.

As ações de prevenção da hanseníase estão presentes durante todo o ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina. Os profissionais das 256 equipes da Estratégia Saúde da Família estão capacitados para atender casos suspeitos e realizar o diagnóstico e tratamento da doença. “O Centro Maria Imaculada e a Clínica de Dermatologia do HGV são as referências municipal e estadual para atendimentos de casos de difícil diagnóstico ou de maior complexidade”, conta Francisco Pádua.

A luta contra a doença depende muito de diagnóstico e tratamento precoces. É considerado um caso suspeito a presença de uma ou mais das seguintes características: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com alteração de sensibilidade, nódulos (caroços doloridos), edema (inchaço) e/ou acometimento de nervos periféricos (espessamento e/ou dor). “O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença e, consequentemente, impedem a instalação de incapacidades físicas e deformidades, que são responsáveis pelo preconceito e discriminação às pessoas afetadas pela doença”, afirma Kelsen Eulálio, coordenador do Programa de Hanseníase.

A hanseníase tem cura. O tratamento dura de 6 a 12 meses, é gratuito e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. A doença é transmitida por via respiratória, no contato prolongado com pessoas doentes e sem tratamento, através de gotículas eliminadas pela fala, tosse ou espirro. No entanto, após poucos dias de iniciado o tratamento, eles param de transmitir o bacilo.

hanseníase

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/201/fms-organiza-acoes-alusivas-ao-dia-mundial-de-combate-a-hanseniase