HANSENÍASE

Alunos da rede pública são examinados para avaliar manchas suspeitas de Hanseníase

Entre as principais estratégias definidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da hanseníase está a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose

Alunos da rede pública são examinados para avaliar manchas suspeitas de Hanseníase

 

Alunos da rede pública de ensino da capital, na faixa etária de 05 a 14 anos, estarão sendo avaliadas hoje, 19, e amanhã, 20, por equipe de especialistas da Clínica de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas. A ação é a atividade final da  V Campanha de Verminose e Hanseníase nas Escolas, que consiste na avaliação dos escolares com manchas suspeitas de Hanseníase. 

“O objetivo é confirmar ou descartar casos suspeitos da doença nos escolares, pois a prevalência de hanseníase nesta faixa etária significa transmissão recente da doença por possível contato com casos multibacilares, manutenção da endemia, bem como severidade da doença se não for detectada de forma precoce e tratada oportunamente”, explica Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O Ministério da Saúde  recomenda que o   diagnóstico da hanseníase em menores de 15 anos, por exigir exame criterioso, diante da dificuldade de aplicação e interpretação dos testes de sensibilidade, deve ser realizado por profissionais especialistas. 

Entre as principais estratégias definidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da hanseníase está a “Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose”. Teresina devido a sua alta taxa de detecção anual de casos novos de hanseníase enquadra-se como prioritário e tem aderido à campanha desde 2013. Por ocasião da primeira edição foram diagnosticados três casos de hanseníase infantil, em 2014 foram sete casos. Em 2015, 11 casos e em 2016/2017 foram oito casos. 

A Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose é uma estratégia já utilizada e comprovada por organizações internacionais como OMS/OPAS, proposta pelo Ministério da Saúde e aderido pela Fundação Municipal de Saúde desde de 2013 tem como objetivo principal a eliminação da Hanseníase no país.

Tags:
fms hanseníase

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1984/alunos-da-rede-publica-sao-examinados-para-avaliar-manchas-suspeitas-de-hanseniase