OBSTETRÍCIA

Maternidades e Unidades Básicas visam melhorar vínculo das gestantes na rede obstétrica de Teresina

As equipes de saúde da Maternidade Professor Wall Ferraz, Dirceu, reuniram-se hoje com médicos e enfermeiros das Equipes de Estratégia Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde do entorno da maternidade com o objetivo de cumprir mais uma etapa do Plano de Trabalho para Reorganização da Rede Obstétrica e Neonatal do Território Entre Rios, que é uma parceria entre Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Ministério Público.

“Este plano visa principalmente vincular as gestantes de Teresina às maternidades municipais. Percebemos que 53% delas vão, por demanda espontânea, parir na Maternidade Evangelina Rosa, que é estadual e referência em casos complexos. Sendo que a maioria das nossas gestantes não precisariam ir para a Evangelina Rosa, mas podem ter os bebês em nossas maternidade municipais que tem toda a estrutura para partos de baixa e média complexidade. Elas só precisam ir para a Evangelina Rosa se forem referenciadas no momento do parto, via regulação do SUS, caso ocorram complicações”, afirma Iris Amaral, chefe do Núcleo de Monitoramento e Avaliação das maternidades municipais de Teresina.

A gerente fala ainda que esse tipo de reunião que aconteceu hoje na maternidade do Dirceu já aconteceu com as maternidades do Buenos Aires, Promorar e no próximo dia 20, acontecerá com a maternidade do Satélite. “Queremos fortalecer ainda mais a articulação entre UBS e maternidades, assim como melhorar a assistência obstétrica e neonatal, favorecendo o vínculo da gestante com as maternidades dos bairros onde elas residem para elas tenham seus bebês mais próximo de casa, pois temos toda a assistência necessária a essas mães e seus filhos”, diz Iris Amaral.

Teresina possui uma população de aproximadamente 847.430 habitantes e número de nascidos-vivos de 14.406, em 2017. O número de gestantes  SUS dependente  foi de 13.097, sendo 11.138 de gestante de alto risco e 1965 de gestante de alto risco.

O território conta com uma Rede de serviços para obstetrícia e neonatologia composta por três maternidades privadas e cinco públicas. Dessas, uma é referência estadual para assistência à gestante e recém nascidos de alto risco e possui leitos de neonatologia do tipo  UTIN, UCINco e UCINca ( MDER). Quatro maternidades são municipais e atendem gestantes de risco habitual. Dessas, uma conta com leitos de Unidade de Cuidado Intensivo e  de  leitos de UCINca ( Wall Ferraz),  e as quatro contam com leitos de Cuidados intermediários- UCINco.

fms maternidades gestantes ubs

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1981/maternidades-e-unidades-basicas-visam-melhorar-vinculo-das-gestantes-na-rede-obstetrica-de-teresina