NASF

Projeto piloto incentiva emagrecimento na UBS Planalto Uruguai

O grupo todo perdeu 45,1kg em um mês, com participantes que perderam mais de 4kg.

Projeto piloto incentiva emagrecimento na UBS Planalto Uruguai

Com o objetivo de incentivar uma melhoria na qualidade de vida, com prática de atividade física e alimentação saudável, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da UBS Planalto Uruguai criou um grupo com foco no emagrecimento. O projeto piloto encerrou hoje (15), com 15 participantes que perderam mais de 45kg no total.

A primeira turma teve a duração de um mês, com uma hora de aula de ginástica todos os dias da semana e orientações para mudança de hábitos em casa. “O objetivo foi mostrar que elas eram capazes, a partir do momento que elas decidissem que precisariam seguir uma redução na quantidade de alimentos ingeridos, e na prática diária de atividade física”, explica Roberta Pompeu, educadora física do NASF. 

O resultado foi muito satisfatório: o grupo todo perdeu 45,1kg em um mês, com participantes que perderam mais de 4kg. Uma dessas pessoas foi Creuza Barbosa, que emagreceu 4,6kg nas quatro semanas de atividade. “Eu via o grupo de ginástica (da UBS), mas tinha vergonha de participar, até que um dia eu vi a necessidade de emagrecer e resolvi me inscrever”, conta ela, que além da atividade física manteve o controle da alimentação. “Foi muito bom, eu me sinto mais leve e estou dormindo melhor”, diz Creuza Barbosa.

Outra participante foi Leila Raquel, que além de perder 2kg apresentou ganho de massa muscular. A participante, que até então era sedentária, diz que vai prosseguir com os exercícios para manter a melhoria em seu condicionamento físico. “Agora me sinto muito bem. Antes até uma caminhada me cansava, hoje levo numa boa e quero continuar”, comemora. 

De acordo com Roberta Pompeu, o próximo passo é a inclusão dos participantes no grupo de ginástica regular da academia e dar espaço para a abertura de novas turmas, que contarão ainda com orientação nutricional com o NASF. “Como a procura tem sido muito grande, vamos manter um sistema rotativo, em períodos de um ou dois meses com atividade física intensa e depois transferência para a turma regular”, afirma a educadora física. 

O NASF é uma estratégia que visa ampliar a abrangência e a diversidade das ações da atenção básica, bem como ampliar sua resolutividade. Cada núcleo é composto por nutricionista, educador físico, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta, que desenvolvem atividades complementares às realizadas pelas equipes ESF nas unidades de saúde, de acordo com suas necessidades.

Tags:
fms NASF

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1980/projeto-piloto-incentiva-emagrecimento-na-ubs-planalto-uruguai